Plano de Estudos
Gestão do Desempenho GESTDES
Contextos
Groupo: 2_Plano_2021/2022_LGRH > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
É uma Unidade de formação especifica sobre o processo de gestão do desempenho que visa dotar os alunos dos conhecimentos, modelos e ferramentas necessários à conceção e implementação de sistemas de gestão do desempenho em contexto organizacional. Pretende-se que os alunos adquiram um conhecimento teórico abrangente em relação ao constructo do desempenho individual e que conheçam os principais temas de interesse teórico e aplicado. Pretende-se também que tenham a possibilidade de analisar e discutir casos reais de implementação de sistemas de gestão do desempenho. E, que sejam capazes de analisar um sistema concreto e proceder à sua análise critica em termos de pontos fortes e áreas de melhoria. Finalmente, vai-se definir e promover a tomada de consciência acerca das condições organizacionais que influenciam a eficácia de um sistema de gestão do desempenho.
Programa
A natureza multidimensional do desempenho: as dimensões tarefa, contextual e adaptativo. O conceito de gestão do desempenho (GD): distinção entre gestão do desempenho e avaliação do desempenho. As finalidades e papéis dos intervenientes do processo de GD. O ciclo de GD: modelos e fases. As características de um sistema ideal de GD. A implementação de um sistema de GD: etapas, elementos e critérios de sucesso. Os métodos de avaliação do desempenho: absolutos e relativos. Os erros de avaliação. A entrevista de revisão do desempenho e o plano de desenvolvimento. As abordagens do desempenho centradas nos resultados e/ou comportamentos. As teorias motivacionais do desempenho: Goal Setting Theory. Identificar e definir objetivos e padrões do desempenho. O feedback e o coaching do desempenho. Caracterização de culturas organizacionais orientadas para o desempenho.
Método de Avaliação
Estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas teóricas e no debate de casos práticos, desenvolvendo as suas capacidades conceptuais e de reflexão crítica, e ainda a sua capacidade de aplicarem os conhecimentos em contextos organizacionais. Existem duas opções de avaliação: a) Avaliação final (AF) - exame escrito (100%) b) Avaliação contínua (AC) - baseada nos seguintes critérios: a) prova individual de conhecimentos (60%); b) análise e apresentação de um tema relacionado com a gestão do desempenho a realizar num grupo de trabalho (20%); c) análise de um estudo de caso organizacional a realizar num grupo de trabalho (20%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Performance management: Putting research into action.: Smither, J. & London, M. 2009 Smither, J. & London, M. (2009). Performance management: Putting research into action. Society for Industrial and Organizational Psychology.
- Transforming Performance Management to Drive Performance.: Pulakos, E.D. & Mueller-Hanson, R.A. 2018 Pulakos, E.D. & Mueller-Hanson, R.A. (2018). Transforming Performance Management to Drive Performance. Routledge.
- Performance management (3rd Edition).: Aguinis, H. 2023 Aguinis, H. (2023). Performance Management (3rd ed.). Pearson.
- Gestão de Recursos Humanos: Modelos e Técnicas. Tomo 3: Recursos Humanos.: Lopes, M.P., Lopes, A., Botelho, C., Palma, P.J., Marujo, H., & Gomes, C. (Coord.) 2017 Botelho, C. (2017). In Lopes, M.P., Lopes, A., Botelho, C., Palma, P.J., Marujo, H., & Gomes, C. (Coord.). Gestão de Recursos Humanos: Modelos e Técnicas. Tomo 3: Recursos Humanos. Lisboa: Edições ISCSP.