Plano de Estudos

Comunicação, Cultura e Identidade Organizacional CCIO

Contextos

Groupo: 2_Plano_2021/2022_LGRH > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conduzir os discentes para: 1. Uma estruturação correcta dos conceitos de Comunicação, Cultura e Identidade nas organizações; 2. Compreenderem o posicionamento estratégico e o posicionamento táctico-operacional da comunicação nas organizações; 3. Posicionarem a sua visão segundo uma lógica integrada da cultura e identidade organizacional e liderança; 4. A consciência do exercício ético da função; 5. O desenvolvimento de capacidades reflexivas e análise crítica

Programa

1. Introdução ao estudo das relações públicas: âmbito e objetivos 2. As áreas estratégicas das Relações Públicas 2.1. Conceito de Identidade organizacional 2.2. Conceito de Públicos 2.3. Conceito de ética e valores organizacionais 3. As áreas tático-operacionais das Relações Públicas 3.1. Relações Públicas Especializadas 4. Comunicação interna 4.1. Os princípios fundadores 4.2. Informação e Comunicação Interna 4.3. As finalidades 4.4. Os públicos 4.5. Os instrumentos 4.6. Auditoria em comunicação interna

Método de Avaliação

Sendo uma UC de matriz teórico-prática, a metodologia pedagógica utilizada passa por classes magistrais, leitura, síntese e comentário de textos de referência e estudos científicos complementados por trabalho autónomo dos discentes. O atendimento ao aluno será realizado em dois modos: online via o uso da plataforma Moddle e presencial por marcação prévia via essa plataforma ou e-mail. A modalidade de avaliação será de “Avaliação Final”, composta por uma prova escrita de exame abrangendo toda a matéria lecionada ao longo do semestre e com valor absoluto de ponderação, ou seja, 100%.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Organizational Identity: Albert, S., & Whetten, D. 2004 Albert, S., & Whetten, D. (2004). Organizational Identity. In M. Hatch, & M. Schultz, Organizational Identity: A reader (pp. 89-118). Oxford: Oxford University Press
  • Relations between organizational culture, identity and image: Hatch, M., & Schultz, M. 1997 Hatch, M., & Schultz, M. (1997). Relations between organizational culture, identity and image. European Journal of Marketing, 31(5/6), 356-365.
  • Corporate image, reputation and identity: Löwensberg, D. 2006 Löwensberg, D. (2006). Corporate image, reputation and identity. In R. Tench, & L. Yeomans, Exploring Public Relations (pp. 250-265). UK: Prentice Hall
  • Explicating the relationship between identity and culture: Vella, K. J., & Melewar, T. C. 2008 Vella, K. J., & Melewar, T. C. (2008). Explicating the relationship between identity and culture. In T. C. Melewar, Facets of Corporate Identity, Communication and Reputation (pp. 3 - 34). London and New York: Routledge.
  • Standing together or fallin apart? Understanding employees' responses to organizational identity threats: Piening, E. P., Antons, T. O. S. D., & Kreiner, G. E. 2020 Piening, E. P., Antons, T. O. S. D., & Kreiner, G. E. (2020). Standing together or fallin apart? Understanding employees' responses to organizational identity threats. Academy of Management Review, 45(2), 325–351. https://doi.org/10.5465/amr.2016.0457
  • A Estrutura Intelectual da Identidade Organizacional e a Oportunidade de Estudos em Estratégia: Serra, F., Pinotti, F., Guerrazzi, L., & Cruz, J. 2021 Serra, F., Pinotti, F., Guerrazzi, L., & Cruz, J. (2021). A Estrutura Intelectual da Identidade Organizacional e a Oportunidade de Estudos em Estratégia. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 13(2), 149-169. doi: https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i2.552
  • Comunicação interna: conceitos, liderança e alternativas de gestão: Cerantola, W. A. 2016 Cerantola, W. A. (2016). Comunicação interna: conceitos, liderança e alternativas de gestão. In M. M. Kunsch, Comunicação organizacional estratégica - Aportes conceituais e aplicados (pp. 213-224). São Paulo: Summus Editorial.
  • A Comunicação Interna e o Inter-Empreendedorismo: Goulart Brandão, N. e Portugal, M. 2015 Goulart Brandão, N. e Portugal, M. (2015). A Comunicação Interna e o Inter-Empreendedorismo. In S. Carvalho Spínola, & N. Goulart Brandão, Relações Públicas e Comunicação Organizacional (pp. 149-175). Lisboa: Escolar editora
  • Making the conections: Using Internal Communication to turn strategy into actions: Quirke, B. 2000 Quirke, B. (2000). Making the conections: Using Internal Communication to turn strategy into actions. England: Gower
  • Internal communication and organisational culture: The management interplay in the view of the Portuguese communication consultant: Sebastião, S., Zulato, G. e Trindade, A.D. 2017 Sebastião, S., Zulato, G. e Trindade, A.D. (2017) Internal communication and organisational culture: The management interplay in the view of the Portuguese communication consultant. Public Relations Review, 43, 863-871
  • Engaging employees through internal communication: Verčič, A., & Vokić, N. 2017 Verčič, A., & Vokić, N. (2017). Engaging employees through internal communication. Public Relations Review(43), 885-893.
  • Internal Communication: Yeomans, L. 2006 Yeomans, L. (2006). Internal Communication. In R. Tench & L. Yeomans, Exploring Public Relations (1st. ed.),(pp.332-353). UK: Prentice Hall.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre