Plano de Estudos
Comunicação, Cultura e Identidade Organizacional CCIO
Contextos
Groupo: 2_Plano_2021/2022_LGRH > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conduzir os discentes para: 1. Uma estruturação correta dos conceitos de Comunicação, Cultura e Identidade nas organizações; 2. Compreenderem o posicionamento estratégico e o posicionamento tático-operacional da comunicação nas organizações; 3. Posicionarem a sua visão segundo uma lógica integrada da cultura e identidade organizacional e liderança; 4. A consciência do exercício ético da função; 5. O desenvolvimento de capacidades reflexivas e análise crítica
Programa
1. Introdução ao estudo das relações públicas: âmbito, objetivos e conceitos fundacionais 2. As áreas estratégicas das Relações Públicas 2.1. Conceito de Identidade organizacional 2.2. Conceito de Públicos 2.3. Conceito de ética e valores organizacionais 3. As áreas tático-operacionais das Relações Públicas 3.1. Relações Públicas Especializadas 4. Comunicação interna 4.1. Os princípios fundadores 4.2. Informação e Comunicação Interna 4.3. As finalidades 4.4. Os públicos 4.5. Os instrumentos 4.6. Auditoria em comunicação interna
Método de Avaliação
Sendo uma UC de matriz teórico-prática, a metodologia pedagógica utilizada passa por classes magistrais, leitura, síntese e comentário de textos de referência e estudos científicos complementados por trabalho autónomo dos discentes. O atendimento ao aluno será realizado em dois modos: online via o uso da plataforma Moddle e presencial por marcação prévia via essa plataforma ou e-mail. A avaliação contínua (AC) na Época Normal é a modalidade adotada, composta por duas provas escritas, individuais e presenciais com ponderação de 50% cada face á nota final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Internal Communication: Yeomans, L. 2006 Yeomans, L. (2006). Internal Communication. In R. Tench & L. Yeomans (Eds.), Exploring Public Relations (1st. ed.),(pp.332-353). Prentice Hall
- Engaging employees through internal communication: Verčič, A., & Vokić, N. 2017 Verčič, A., & Vokić, N. (2017). Engaging employees through internal communication. Public Relations Review, 43(5), 885-893
- Internal communication and organisational culture: The management interplay in the view of the Portuguese communication consultant: Sebastião, S., Zulato, G. e Trindade, A.D. 2017 Sebastião, S., Zulato, G. e Trindade, A.D. (2017) Internal communication and organisational culture: The management interplay in the view of the Portuguese communication consultant. Public Relations Review, 43(4), 863-871
- Making the conections: Using Internal Communication to turn strategy into actions: Quirke, B. 2000 Quirke, B. (2000). Making the conections: Using Internal Communication to turn strategy into actions. Gower
- A Comunicação Interna e o Inter-Empreendedorismo: Goulart Brandão, N. e Portugal, M. 2015 Goulart Brandão, N. e Portugal, M. (2015). A Comunicação Interna e o Inter-Empreendedorismo. In S. Carvalho Spínola, & N. Goulart Brandão (Eds.), Relações Públicas e Comunicação Organizacional (pp. 149-175). Escolar editora.
- Comunicação interna: conceitos, liderança e alternativas de gestão: Cerantola, W. A. 2016 Cerantola, W. A. (2016). Comunicação interna: conceitos, liderança e alternativas de gestão. In M. M. Kunsch (Ed.), Comunicação organizacional estratégica - Aportes conceituais e aplicados (pp. 213-224). Summus Editorial.
- A Estrutura Intelectual da Identidade Organizacional e a Oportunidade de Estudos em Estratégia: Serra, F., Pinotti, F., Guerrazzi, L., & Cruz, J. 2021 Serra, F., Pinotti, F., Guerrazzi, L., & Cruz, J. (2021). A Estrutura Intelectual da Identidade Organizacional e a Oportunidade de Estudos em Estratégia. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 13(2), 149-169. doi: https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i2.552
- Standing together or fallin apart? Understanding employees' responses to organizational identity threats: Piening, E. P., Antons, T. O. S. D., & Kreiner, G. E. 2020 Piening, E. P., Antons, T. O. S. D., & Kreiner, G. E. (2020). Standing together or fallin apart? Understanding employees' responses to organizational identity threats. Academy of Management Review, 45(2), 325–351. https://doi.org/10.5465/amr.2016.0457
- Explicating the relationship between identity and culture: Vella, K. J., & Melewar, T. C. 2008 Vella, K. J., & Melewar, T. C. (2008). Explicating the relationship between identity and culture. In T. C. Melewar (Ed.), Facets of Corporate Identity, Communication and Reputation (pp. 3 - 34). Routledge
- Corporate image, reputation and identity: Löwensberg, D. 2006 Löwensberg, D. (2006). Corporate image, reputation and identity. In R. Tench, & L. Yeomans (Eds.), Exploring Public Relations (pp. 250-265). Prentice Hall
- Relations between organizational culture, identity and image: Hatch, M., & Schultz, M. 1997 Hatch, M., & Schultz, M. (1997). Relations between organizational culture, identity and image. European Journal of Marketing, 31(5/6), 356-365.
- Organizational Identity: Albert, S., & Whetten, D. 2004 Albert, S., & Whetten, D. (2004). Organizational Identity. In M. Hatch, & M. Schultz (Eds.), Organizational Identity: A reader (pp. 89-118). Oxford University Press
Secundária
- Rebuilding Companies as Communities: Mintzberg, H. 2009 Mintzberg, H. (2009). Rebuilding Companies as Communities. Harvard Business Review, July-August. Rebuilding Companies as Communities (hbr.org)
- Redefining the link between internal communication and employee engagement: Verčič, A. T. & Men, L. R. 2023 Verčič, A. T. & Men, L. R. (2023). Redefining the link between internal communication and employee engagement. Public Relations Review, 49(1). https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2022
- Rethinking Internal Public Relations: Organizations and Publics as Community Members: Shen, H. & Jiang, H. 2021 Shen, H. & Jiang, H. (2021). Rethinking Internal Public Relations: Organizations and Publics as Community Members, Journal of Public Relations Research, 33(6), 415-428, DOI: 10.1080/1062726X.2022.2043155
- The value of internal communication in enhancing employees’ health information disclosure intentions in the workplace: Lee, Y. & Queenie Li, J.Y. 2020 Lee, Y. & Queenie Li, J. Y. (2020). Status of internal communication research in public relations: An analysis of published articles in nine scholarly journals from 1970 to 2019, Public Relations Journal, 46(3). https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2020.101906
- Status of internal communication research in public relations: An analysis of published articles in nine scholarly journals from 1970 to 2019: Lee, Y. & Queenie Li, J. Y. 2020 Lee, Y. & Queenie Li, J. Y. (2020). Status of internal communication research in public relations: An analysis of published articles in nine scholarly journals from 1970 to 2019, Public Relations Journal, 46(3). https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2020
- Employee coping with organizational change in the face of a pandemic: The role of transparent internal communication: Li, J-Y, Ruoyo, S. Tao, W. & Lee, Y. 2021 Li, J-Y, Ruoyo, S. Tao, W. & Lee, Y. (2021). Employee coping with organizational change in the face of a pandemic: The role of transparent internal communication. Public Relations Review, 47(1), 101984. https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2020.101984
- A Delphi Study to Identify Standards for Internal Communication: O’Neil, J., Ewing, M., Smith, S., & Williams, S. 2018 O’Neil, J., Ewing, M., Smith, S., & Williams, S. (2018). A Delphi Study to Identify Standards for Internal Communication. Public Relations Journal, 11(3), 1-16
- El rol de la comunicación interna ante los desafíos de la digitalización: Miguel-Segarra, S., & Aced, C. 2018 Miguel-Segarra, S., & Aced, C. (2018). El rol de la comunicación interna ante los desafíos de la digitalización. Communication Papers. Media Literacy & Gender Studies. Special Issue: Relaciones Públicas: Innovación y tendencias, 7(15), 27-41.
- La Communication Interne des Entreprises: D'Almeida, N. & Libaert, T. 2014 D'Almeida, N. & Libaert, T. (2014) La Communication Interne des Entreprises. 7ªEd. Dunod