Plano de Estudos

Estatística para a Gestão I EG1

Contextos

Groupo: 2_Plano_2021/2022_LGRH > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dotar os alunos dos conhecimentos suficientes para que possam analisar e interpretar uma grande variedade de dados recorrendo a técnicas de análise univariada. Para a obtenção de aprovação nesta unidade curricular os alunos terão que: 1) Compreender o conceito de teste de hipóteses paramétrico e serem capazes de o aplicar em situações reais. 2) Compreender o conceito de teste de hipóteses não paramétrico e distingui-lo do conceito de teste de hipóteses paramétrico. 3) Construir e analisar tabelas de contingência. 4) Testar a dependência/independência de variáveis nominais e ordinais. 5) Aplicar as ferramentas de análise de correspondência. 6) Distinguir entre a realização de uma análise de correlação e uma análise de regressão

Programa

1. TESTES DE HIPÓTESES 1.1. Teste paramétrico à média populacional 1.2. Teste paramétrico à proporção populacional 1.3. Testes à Normalidade (teste Kolmogorov-Smirnov, teste Shapiro-Wilk) 1.4. Teste paramétrico à igualdade de duas médias (T Student) 1.4.1. Amostras independentes 1.4.2. Amostras emparelhadas 1.5. Teste paramétrico à igualdade de várias médias (Análise de Variância Simples - ANOVA) 1.6. Teste não paramétrico de comparação de dois grupos (Mann-Whitney) 1.7. Teste não paramétrico de comparação de vários grupos (Kruskal-Wallis) 2. ANÁLISE DE DADOS CATEGORIAIS 2.1. Tabelas de contingência 2.2. Teste de independência do Qui-quadrado 2.3. Teste Exacto de Fisher 2.4. Análise de Correspondência simples (ANACOR) 3. ANÁLISE DE CORRELAÇÃO E REGRESSÃO SIMPLES 3.1. Conceito de regressão 3.2. Pressupostos do modelo de regressão linear 3.3. Testes de validação 3.4. Previsão 3.5. Linearização de modelos não lineares

Método de Avaliação

A avaliação contínua é a modalidade adotada em Época Normal e decorre durante o período letivo, pressupondo o acompanhamento regular da atividade letiva por parte dos/as estudantes. A avaliação contínua desta Unidade Curricular integra dois elementos de avaliação escrita e individual (50% + 50%), calendarizados e realizados em sala de aula. Na Época de Recurso e na Época Especial a modalidade de avaliação é a avaliação final, que consiste num exame final, escrito, individual e presencial (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Análise de dados para as ciências sociais - a complementaridade do SPSS: Pestana, M. H. & Gageiro, J. N. 2014 Pestana, M. H. & Gageiro, J. N. (2014). Análise de dados para as ciências sociais - a complementaridade do SPSS. (6ª ed.). Edições Silabo.
  • Análise estatística com o SPSS Statistics: Marôco, J. 2021 Marôco, J. (2021). Análise estatística com o SPSS Statistics. (8ª ed.). ReportNumber.
  • Introdução à análise de dados: com recurso ao SPSS: Ramos Pinto, R. 2022 Ramos Pinto, R. (2022). Introdução à análise de dados: com recurso ao SPSS. (3ª ed.). Edições Sílabo.

Secundária

  • Discovering statistics using IBM SPSS Statistics: Field, A. 2024 Field, A. (2024). Discovering statistics using IBM SPSS Statistics (6th ed.). SAGE Publications Ltd.
  • Multivariate Data Analysis: Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J. & Anderson, R. E. 2018 Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J. & Anderson, R. E. (2018). Multivariate Data Analysis (8th ed.). Cengage Learning EMEA.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2025/2026 - 1 Semestre