Plano de Estudos

Estatística para a Gestão I EG1

Contextos

Groupo: 2_Plano_2021/2022_LGRH > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dotar os alunos dos conhecimentos suficientes para que possam analisar e interpretar uma grande variedade de dados recorrendo a técnicas de análise univariada. Para a obtenção de aprovação na unidade nesta curricular os alunos terão que: 1) Compreender o conceito de teste de hipóteses paramétrico e serem capazes de o aplicar em situações reais. 2) Compreender o conceito de teste de hipóteses não paramétrico e distingui-lo do conceito de teste de hipóteses paramétrico. 3) Construir e analisar tabelas de contingência. 4) Testar a dependência/independência de variáveis nominais e ordinais. 5) Aplicar as ferramentas de análise de correspondência.

Programa

1. TESTES DE HIPÓTESES 1.1. Testes paramétricos 1.1.1. Teste de hipóteses à média e proporção populacional 1.2. Testes não paramétricos 1.2.1. Teste de Normalidade (Kolmogorov-Smirnov com a correcção de Lilliefors). 1.2.2. Teste de Shapiro-Wilk. 1.3. Testes paramétricos (cont) 1.3.1. Teste de hipóteses para a igualdade de duas médias 1.3.1.1. Amostras independentes 1.3.1.2. Amostras emparelhadas 1.3.2. Comparação de várias médias 1.3.2.1. Análise de Variância Simples 1.3.2.2. Teste de Kruskal-Wallis 1.3.2.3. Teste de Mann-Whitney 2. ANÁLISE DE DADOS CATEGORIAIS 2.1. Tabelas de contingência 2.2. Teste de independência do Qui-quadrado 2.3. Teste Exacto de Fisher 2.4. Análise de Correspondência simples (ANACOR) 3. ANÁLISE DE CORRELAÇÃO E REGRESSÃO SIMPLES 3.1. Conceito de regressão 3.2. Pressupostos do modelo de regressão linear 3.3. Testes de validação 3.4. Previsão 3.5. Linearização de modelos não lineares

Método de Avaliação

Serão utilizados métodos de aprendizagem que envolvam os alunos na análise e aplicação de conceitos em contextos reais, resultando na aquisição de competências teóricas e metodológicas essenciais. O docente começará por resolver um exercício com os alunos, nos exercícios seguintes, o docente será moderador. Os temas serão abordados com auxílio do SPSS. Na Época Normal os alunos poderão optar por Avaliação Mista (três elementos: exame final, com peso 65%; trabalho de grupo com peso 15%; e 20% para avaliação individual de cada aluno do grupo) ou Avaliação Final (composta apenas pelo exame final, 100%). Desistências da Avaliação Mista devem ser comunicadas por escrito ao docente até uma semana antes do 1º momento de avaliação. Os alunos em Avaliação Mista podem apresentar-se à Época de Recurso com esses elementos de avaliação, se não os tiverem apresentado em Época Normal e se manifestarem essa opção ao docente (na plataforma e-learning) até ao final da Época Normal.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Introdução à Análise de Dados: Com recurso ao SPSS: Ramos Pinto, R. 2012 Ramos Pinto, R. (2012). Introdução à Análise de Dados: Com recurso ao SPSS. 2a ed. Lisboa: Edições Sílabo.
  • Análise Estatística: Com utilização do SPSS: Maroco, J. 2007 Maroco, J. (2007) Análise Estatística: Com utilização do SPSS. 3a ed.. Lisboa: Edições Sílabo
  • nálise de Dados para as Ciências Sociais - A complementaridade do SPSS: Pestana, M. H. & Gageiro, J. N. 2014 Pestana, M. H. & Gageiro, J. N. (2014). Análise de Dados para as Ciências Sociais - A complementaridade do SPSS. 6a ed.. Lisboa: Edições Silabo.

Secundária

  • Multivariate Data Analysis: Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J. & Anderson, R. E. 2018 Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J. & Anderson, R. E. (2018). Multivariate Data Analysis (8th ed.). Edinburg Gate:Pearson Prentice Hall.
  • Multivariate Analysis Techniques in Social Science Research.: Tacq, J. 1997 Tacq, J. (1997). Multivariate Analysis Techniques in Social Science Research. London: SAGE Publications.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre