Plano de Estudos
Estratégia e Planeamento Organizacional EPO
Contextos
Groupo: 2_Plano_2021/2022_LGRH > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimento sobre o processo de posicionamento estratégico, sobre as escolhas estratégicas e sobre a execução da estratégia, no âmbito do planeamento das organizações. Após conceptualizar a estratégia e de motivar o aluno para a sua importância numa organização, é feita uma introdução ao planeamento estratégico. Com estes fundamentos, depois focam-se os mais modernos modelos e ferramentas da da gestão estratégica.
Programa
I. A NATUREZA DO PROBLEMA ESTRATÉGICO 1. O que é a estratégia? [Porter96] 2. Os 5 Ps da estratégia [Mintzberg87a] 3. Por que razões as organizações precisam da estratégia? [Mintzberg87b] II. O PLANEAMENTO ESTRATÉGICO NA PRÁTICA [Baseado nos 86 textos do HBR, onde a ordem não importa] Um plano detalhado não é uma estratégia - a estratégia é desconfortável e é sobre enfrentar o desconhecido; A estratégia como problema espinhoso; Colocar a liderança de novo na estratégia; Estratégia e execução não são distintas; O Gabinete da Gestão Estratégica; Adaptabilidade é a nova vantagem competitiva; As estratégias clássica, adaptativa, moldadora e visionária; O Design Thinking e a cultura corporativa; A criatividade é crucial para a estratégia transformadora; A portabilidade e o modelo de carteira do capital humano; o CHRO como parceiro estratégico do CEO; Pertencer a uma organização; O Balanced Scorecard como um sistema de gestão estratégica; A equidade racial no local de trabalho;
Método de Avaliação
A metodologia de ensino é mista: depois de motivar o aluno para um problema e de apresentar o quadro de análise (esclarecendo os conceitos usados), há uma discussão em grupo. Os alunos deverão ter lido os textos. Com base numa busca aos arquivos da Harvard Business Review por artigos dos últimos 25 anos subordinados ao tema do planeamento estratégico, foram identificados 86 textos. Uma seleção destes textos serão objeto de análise pelos alunos. Avaliação: Há três componentes - uma prova individual escrita (30%, sem consulta) depois de lecionada a Parte I do programa, uma apresentação oral ao vivo (40%) em aula (Powerpoint, 10') sobre 2 textos atribuídos (dos 86 textos possíveis), e uma prova individual escrita (30%, sem consulta) sobre uma seleção dos textos apresentados pelos discentes. Nota: Se ler o Powerpoint, terá 0 vals. na componente da apresentação.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Uma seleção de 86 artigos sobre planeamento estratégico dos últimos 25 anos: Vários Vários Harvard Business Review. Uma seleção de 86 artigos sobre planeamento estratégico dos últimos 25 anos
- Another Look at Why Organizations Need Strategies: Mintzberg, H 1987b Mintzberg, H (1987) Another Look at Why Organizations Need Strategies. California Management Review, Fall
- Five Ps For Strategy: Mintzberg, H 1987a Mintzberg, H (1987) Five Ps For Strategy. California Management Review, Fall
- What is Strategy?: Porter, M 1996 Porter, M (1996) What is Strategy? Harvard Business Review, Nov-Dec
- Manual de Estratégia: Conceitos, Prática e Roteiro: Carvalho, JC & Filipe, JC 2014 Carvalho, JC & Filipe, JC (2014) Manual de Estratégia: Conceitos, Prática e Roteiro. Lisboa: Edições Sílabo