Plano de Estudos

Marketing 8111405

Contextos

Groupo: 2_Plano_2021/2022_LGRH > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Explorar os conceitos de marketing aplicados aos novos desafios revelados pela globalização, a tecnologia e responsabilidade social. O objetivo é criar as bases para um pensamento analítico e sistemático que proporcione um modelo competitivo e sustentável de gestão do nosso ambiente organizacional em contexto mono e multi mercados, uma base para desenvolver pensamento de marketing estratégico. Compreender e saber desenhar uma estratégia de Marketing. Desenvolver padrões de análise de gestão de canais de distribuição/comunicação. Entender as variáveis de marketing e complexidade da sua gestão em diferentes ambientes. Identificar fatores de diferenciação e inovação para aumento da competitividade internacional. Compreender a utilidade do Marketing na área de Recursos Humanos.

Programa

1. Entender o conceito de Marketing; 2. Obter conhecimento sobre Marketing; 3. A ligação com os Clientes; 4. Construir marcas fortes; 5. Criar valor; 6. Distribuir valor; 7. Comunicar valor; 8. Responsabilidade social e sucesso no longo prazo.

Método de Avaliação

Aulas teóricas e práticas - métodos ativos e participativos Elementos de Avaliação: Trabalho de grupo (com apresentação na aula) - peso de 50% na nota final Teste escrito individual - peso de 50% na nota final

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Marketing Vencedor: Marcos, P.G. et al. 2009 Marcos, P.G. et al. (2009). Marketing Vencedor. Gestão Plus
  • Marketing para Empreendedores e Pequenas Empresas: Ferreira, M., Reis, N., & Serra, F. 2009 Ferreira, M., Reis, N., & Serra, F. (2009). Marketing para empreendedores e pequenas empresas (3rd ed.). Lidel.
  • Marketing Management: Kotler, P. & Keller, K. L. 2021 Kotler, P. & Keller, K. L. (2021). Marketing Management. (15th Edition). Pearson Education Limited

Secundária

  • The marketing plan handbook: Wood, M. 2011 Wood, M. (2011). The marketing plan handbook (4th ed.). Pearson.
  • A Bíblia da Inovação: Kotler, P., & Trias de Bes, F. 2011 Kotler, P., & Trias de Bes, F. (2011). A Bíblia da Inovação. Lua de Papel
  • International Marketing: Cateora, P., Graham, J., & Gilly, M. 2012 Cateora, P., Graham, J., & Gilly, M. (2012). International Marketing. McGraw-Hill/Irwin.
  • Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing: Lindon, D., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, J. 2013 Lindon, D., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, J. (2013). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing. Dom Quixote.
  • Marketing 3.0 Do produto e do consumidor até ao espírito humano: Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. 2014 Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2014). Marketing 3.0 Do produto e do consumidor até ao espírito humano. Actual Editora
  • Mercator da língua portuguesa: teoria e prática do marketing: Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, J. V. 2015 Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, J. V. (2015). Mercator da língua portuguesa: teoria e prática do marketing. Leya.
  • Marketing 4.0 Mudança do tradicional para o digital: Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. 2021 Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 4.0 Mudança do tradicional para o digital. Actual Editora.
  • Marketing 5.0: Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. 2021 Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0. Actual Editora.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre