Plano de Estudos
Gestão da Qualidade 8111503
Contextos
Groupo: 2_Plano_2021/2022_LGRH > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Unidade Curricular de Gestão da Qualidade procura dotar os alunos dos conhecimentos suficientes para que possam conhecer, analisar, interpretar e aplicar os sistemas e as técnicas inerentes a uma gestão Organizacional pela qualidade. São ainda objetivos da Unidade Curricular preparar o aluno por forma a que o mesmo seja capaz de: analisar e sintetizar as teorias e os conceitos por forma a articular o planeamento da qualidade com a estratégia da empresa; aplicar o conhecimento às diferentes técnicas de controlo da qualidade; resolver os problemas através da implementação de um sistema de gestão da qualidade; e trabalhar em equipa.
Programa
1 Introdução à Qualidade: Os Conceitos da Qualidade 1.1 Introdução 1.2 Noções de Qualidade 1.3 Problematizações 1.4 Conceitos e valores inerentes á sua implementação 2 Evolução do conceito de Qualidade: Uma Abordagem Histórica 2.1 Introdução 2.2 Sobre o Conceito de Qualidade 2.3 Abordagem Histórica ao Conceito de Qualidade e a sua Evolução 2.4 Os Sistemas Europeu e Português da Qualidade 3 Modelos da Qualidade: Os Princípios da Qualidade 3.1 Introdução 3.2 A Qualidade Total (TQM) 3.3 Os sistemas de Gestão da qualidade: ISO 9000 3.4 Estudo de Caso 4 Planeamento, concepção e Gestão da Qualidade: Os Ciclo de gestão da Qualidade 4.1 Introdução 4.2 Ferramentas da Qualidade 4.3 Os custos da Qualidade 4.4 SPC - Controlo Estatístico do Processo 4.5 PDCA e Ciclo de Deming 5 Mercado atual e exigência da Qualidade: Inovação e Qualidade 5.1 Introdução 5.2 O reconhecimento da Excelência 5.3 Inovação e Desenvolvimento pela qualidade
Método de Avaliação
As aulas presenciais teórico-práticas baseiam-se, fundamentalmente, na exposição das diferentes temáticas incluídas no programa onde serão apresentados os conceitos fundamentais. Pretendendo-se, desta forma, que os alunos adquiram uma visão global dos temas abordados e das suas interligações. As exposições teóricas serão complementadas pela apresentação de casos breves, geralmente baseados em situações reais, que fomentem o questionamento e o debate. Para além do material fornecido ao longo das aulas, os alunos serão incentivados a realizar pesquisas para reunirem os conteúdos de suporte ao estudo dos casos propostos e aos trabalhos individuais. A avaliação desta unidade curricular consistirá no sistema de Avaliação Contínua (AC), com a ponderação de 50% de uma avaliação individual, no formato de exercícios ou trabalho em grupo (ao meio do conteúdo programático) e a ponderação de 50% da prova escrita de exame realizada em Época Normal.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Ações para a Qualidade: Rodrigues, M. V. 2010 Rodrigues, M. V. (2010). Ações para a Qualidade. Editora Qualitymark.
- Sistemas de Gestão de Qualidade: Pires, A. R. 2016 Pires, A. R. (2016). Sistemas de Gestão de Qualidade. Edições Sílabo.
- Gestão Estratégica da Qualidade - Princípios, Métodos e Processos: Paladini, E. P. 2009 Paladini, E. P. (2009). Gestão Estratégica da Qualidade - Princípios, Métodos e Processos. Atlas Editora.
- Gestão da Qualidade - Teoria e Prática: Paladini, E. P. 2012 Paladini, E. P. (2012). Gestão da Qualidade - Teoria e Prática. Atlas Editora.
- Sistemas de Gestão da Qualidade – Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social, Indústria e Serviços: Pires, A. R. 2016 Pires, A. R. (2016). Sistemas de Gestão da Qualidade – Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social, Indústria e Serviços. Edições Sílabo.
- Sistemas de Gestão da Qualidade – Guia para a sua implementação.: Pinto, A. & Soares I. 2018 Pinto, A. & Soares I. (2018). Sistemas de Gestão da Qualidade – Guia para a sua implementação. Edições Sílabo.