Plano de Estudos
Psicologia Social 8111204
Contextos
Groupo: 2_Plano_2021/2022_LGRH > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A introdução dos principais modelos teóricos da Psicologia Social e de exemplos detalhados de investigações e aplicações, nacionais e internacionais, em domínios diversos - em especial na área da Gestão de Recursos Humanos (GRH) - assegura uma visão alargada, histórica, mas também inovadora, desta disciplina científica. Tal permitirá, não só o conhecimento aprofundado dos modelos e conceitos, mas também a compreensão da ligação que possuem com a prática da vida social em geral, e da vida em contexto organizacional, em particular. Pretende-se também que o estudante desenvolva a aptidão para reconhecer padrões de comportamento humano social e a competência de os considerar na sua futura prática como GRH.
Programa
1. Perspetiva Histórica e Origens da Psicologia Social (PS): Raízes e evolução da PS. As principais teorias. 2. Identidade Social: Grupos e representações sociais. Conflitos intergrupais e dilemas sociais. 3. Processos de Influência Social: Normas, consenso, conformismo, obediência, influência das minorias e expectativas sociais. 4. Formação de Impressões e Atribuição Causal: Investigação sobre a inferência social, formação e mudança de impressões. 5. Julgamento na Incerteza e Tomada de Decisão: A racionalidade limitada do ser humano e as heurísticas mentais. 6. Estereótipos Sociais: Estereótipos, preconceitos, discriminação, e estratégias para mudança e redução. 7. Atitudes, Persuasão e Influência Social: Possibilidades de influência social positiva. 8. Desenvolvimento Social: Socialização, aprendizagem social, e desenvolvimento social e moral do adulto. 9. Psicologia Social nas Organizações: Aplicação na GRH. 10. Inteligência Artificial (IA): Impacto da IA na PS e nas organizações.
Método de Avaliação
Metodologias de Ensino: A metodologia de ensino será interativa-ativa e expositiva-interrogativa. As modalidades de avaliação em vigor são as seguintes: a) Avaliação contínua (AC), na Época Normal (EN); b) Avaliação final (AF), na Época de Recurso (ER) e Época Especial (EE). A avaliação contínua (AC) disponível na EN contem três momentos de Avaliação: - 25% atribuída à Apresentação oral e aos comentários, participação nos debates e todos os contributos de cada aluno no decurso do semestre; - 25% Poster em grupo integrando todas as sugestões transmitidas em sala de aula, na sequência da Apresentação oral; - 50% Teste escrito, individual, presencial e sem consulta. A avaliação final (AF), disponível na ER e na EE, consiste num exame final, escrito, individual, presencial e sem consulta. O exame final tem uma ponderação de 100 %. O acesso à modalidade de avaliação contínua (AC) implica a adesão escrita do aluno, indicando ao docente, nas duas primeiras semanas de aulas, a sua escolha.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Psicologia Social para a Gestão de Pessoas: Neto, L.M. 2017 Neto, L.M. (2017). Psicologia Social para a Gestão de Pessoas. In M.P. Lopes, A. Lopes, C. Botelho, P.J. Palma, H. Á. Marujo, & C. Gomes, (Coord.). Gestão de Recursos Humanos: Modelos e Técnicas. Tomo 2: Gestão e Economia (pp. 42-74). Lisboa: Edições ISCSP.
- Psicologia Social: Vala, J. 2017 Vala, J. (2017). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Artificial Intelligence and Groups: Effects of Attitudes and Discretion on Collaboration.: Bezrukova, K.; Griffith, T.; Spell, C.; Rice, J.V; Yang, H. E. 2023 Group & Organization Management; Apr2023, Vol. 48 Issue 2, p629-670, 42p. doi.org/10.1177/10596011231160574
Secundária
- Psicologia: Gleitman, H. 2003 Gleitman, H. (2003). Psicologia . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- Psicologia Aplicada: Lopes, M.P., Palma, P.J., Ribeiro, R.B., & Cunha, M.P. (Coord.) 2011 Lopes, M.P., Palma, P.J., Ribeiro, R.B., & Cunha, M.P. (Coord.) (2011). Psicologia Aplicada . Lisboa: RH Editora.
- Applied Psychology in Human Resource Management: International Edition: Aguinis, H., & Cascio, W. F. 2013 Aguinis, H., & Cascio, W. F. (2013). Applied Psychology in Human Resource Management: International Edition (7th Edition). New York: Pearson Education.
- Social Psychology: Aronson, E., Wilson, T. D., Akert, R. M., & Sommers, S. R. 2019 Aronson, E., Wilson, T. D., Akert, R. M., & Sommers, S. R. (2019). Social Psychology (10th Edition). Noida: Pearson Education India.
- Investigación en Ciencias Sociales, ante el reto de la inteligencia artificial.: Varona-Aramburu, D. 2023 Puriq, 5, e507. https://doi.org/10.37073/puriq.5.507