Plano de Estudos

Psicologia Social 8111204

Contextos

Groupo: 2_Plano_2021/2022_LGRH > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC tem como objectivo geral dar uma formação global, actual e critica sobre as principais áreas da Psicologia Social, bem como desenvolver uma compreensão aprofundada das teorias e das práticas decorrentes para a GRH. Tem como objectivos específicos identificar os alunos com os principais modelos teóricos e as principais áreas de aplicação da Psicologia Social, atendendo às áreas mais estruturantes e básicas, tanto quanto às teorias mais actuais. Como competências, pretende desenvolver, analisar e diagnosticar o impacto que as variáveis psicológicas e comunicacionais têm na vida individual e colectiva e no funcionamento dos processos comunicacionais e interventivos em contexto organizacional. Pretende potenciar a aplicação de ferramentas de intervenção na ligação da psicologia social com a gestão de recursos humanos.

Programa

1.Perspectiva Histórica e Origens da Psicologia Social. 2.Identidade Social: Grupos e representações sociais. O conflito intergrupal. Os dilemas sociais. 3. Processos de Influência Social: Grupos e normas. Consenso e conformismo. Obediência. A influência das minorias. As expectativas sociais. 4. Formação de Impressões e Atribuição Causal: A inferência social. Formação e mudança de impressões. 5. Julgamento na Incerteza e Tomada de Decisão: A racionalidade limitada do ser humano. As heurísticas mentais. 6. Estereótipos Sociais: Estereótipos, preconceitos e discriminação. A mudança de estereótipos. A redução do preconceito e da discriminação. 7.Atitudes, persuasão e influencia social: As possibilidades da influência social positiva. 8. Desenvolvimento Social: Socialização e Aprendizagem Social. O Desenvolvimento Social e Moral do Adulto. 9. Como pode a GRH utilizar a Psicologia Social, nas organizações. 10. A Psicologia Social e os "desafios colocados pela Inteligência Artificial (AI)”.

Método de Avaliação

Metodologias de Ensino: 1) Expositivas, reflexivas e exploratórias, com base em métodos de aprendizagem cooperativa. 2) Métodos ativos de motivação e envolvimento com as temáticas abordadas. Metodologia de Avaliação: Existem duas modalidades de avaliação. Cada aluno pode optar pelo regime de Avaliação Mista ou Avaliação Final. - Avaliação Final (AF): prova de exame escrito individual (100%). - Avaliação Mista (AM): execução de 1) um trabalho escrito de grupo (15%), com apresentação em aula (20%) e uma meta-reflexão individual escrita (15%) acerca do percurso nesta UC, com referência ao envolvimento ativo nas aulas e aos comentários às apresentações dos trabalhos de grupo dos colegas; 2) um exame individual no período regulamentar da época de exames (50%). O acesso a esta modalidade de avaliação implica a adesão escrita do aluno, indicando ao docente, nas duas primeiras semanas de aulas, a modalidade escolhida.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Artificial Intelligence and Groups: Effects of Attitudes and Discretion on Collaboration.: Bezrukova, K.; Griffith, T.; Spell, C.; Rice, J.V; Yang, H. E. 2023 Group & Organization Management; Apr2023, Vol. 48 Issue 2, p629-670, 42p. doi.org/10.1177/10596011231160574
  • Psicologia Social: Vala, J. 2017 Vala, J. (2017). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
  • Psicologia Social para a Gestão de Pessoas: Neto, L.M. 2017 Neto, L.M. (2017). Psicologia Social para a Gestão de Pessoas. In M.P. Lopes, A. Lopes, C. Botelho, P.J. Palma, H. Á. Marujo, & C. Gomes, (Coord.). Gestão de Recursos Humanos: Modelos e Técnicas. Tomo 2: Gestão e Economia (pp. 42-74). Lisboa: Edições ISCSP.

Secundária

  • Investigación en Ciencias Sociales, ante el reto de la inteligencia artificial.: Varona-Aramburu, D. 2023 Puriq, 5, e507. https://doi.org/10.37073/puriq.5.507
  • Social Psychology: Aronson, E., Wilson, T. D., Akert, R. M., & Sommers, S. R. 2019 Aronson, E., Wilson, T. D., Akert, R. M., & Sommers, S. R. (2019). Social Psychology (10th Edition). Noida: Pearson Education India.
  • Applied Psychology in Human Resource Management: International Edition: Aguinis, H., & Cascio, W. F. 2013 Aguinis, H., & Cascio, W. F. (2013). Applied Psychology in Human Resource Management: International Edition (7th Edition). New York: Pearson Education.
  • Psicologia Aplicada: Lopes, M.P., Palma, P.J., Ribeiro, R.B., & Cunha, M.P. (Coord.) 2011 Lopes, M.P., Palma, P.J., Ribeiro, R.B., & Cunha, M.P. (Coord.) (2011). Psicologia Aplicada . Lisboa: RH Editora.
  • Psicologia: Gleitman, H. 2003 Gleitman, H. (2003). Psicologia . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre