Plano de Estudos
Elites Políticas e Sociais 9019602
Contextos
Groupo: 3_Plano 2011/2012 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Globalmente, pretende-se que os alunos saibam como se formam, organizam e se renovam as elites políticas e sociais em contexto democrático. Temporalmente, ter-se-á em conta a transição do final do século XIX para o século XX, com a metamorfose das democracias parlamentares em democracias de partidos ou de audiência. Uma dimensão temporal que compreende a transição do século XX para o século XXI, com a análise da crise das democracias liberais e a emergência das chamadas democracias iliberais (ou regimes hibrídos). Os alunos deverão adquirir competências 1. Cognitivas – compreender o contexto espácio-temporal e as circunstâncias em que as elites se formam, mantêm, renovam e articulam numa perspectiva multinível. 2. Analíticas - desenvolver a capacidade crítica e reflexiva para debater, de forma fundamentada e informada as diferentes abordagens teóricas e conceptuais usadas no estudo das elites políticas e sociais, considerando igualmente os estudos empíricos existentes.
Programa
1. A(s) definições de elite 2. Elites e o processo político 3. Democracia e elitismo clássico 4. Democracia e revisão do elitismo clássico 5. As democracias de partidos e as transformações das elites políticas e sociais: 5.1. Repensar as elites políticas e sociais à luz das democracias de partidos e de audiência 5.2. As quatro faces das democracias: representativa, governativa, burocrática e mediática 5.3. Padrões e critérios do recrutamento prevalecentes nas atuais democracias representativas: 6. Da democracia interpartidária à democracia intrapartidária: tendências, mudanças e desafios no início do novo milénio. 7. A Elite Global - uma análise multinível
Método de Avaliação
Ensino com recurso aos métodos expositivo e interrogativo. Aulas teórico-práticas com recurso a textos científicos, filmes, documentários, de entre outros recursos. A época normal de avaliação decorre ao longo do semestre e funciona em avaliação contínua. A avaliação contínua é constituída por dois elementos: (1) um teste escrito, individual e presencial (50% da nota final); (2) um trabalho individual realizado ao longo do semestre com apresentação oral obrigatória em aula (50% da nota final). A avaliação final, disponível na Época de Recurso e na Época Especial, consiste num exame escrito, individual e presencial. O exame final tem uma ponderação de 100 % na nota final da unidade curricular.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Teoria Geral da Política: Bobbio, Norberto (2000) Bobbio, Norberto (2000). Teoria Geral da Política. (Org. Michelangelo Bovero). Ed. Campus
- A Fórmula do Poder: Balão, Sandra Maria Rodrigues (2001) Balão, S. (2001). A Fórmula do Poder. Elite, Democracia, Corrupção e Poder Político no Pensamento de Moisei Ostrogorski. ISCSP: Lisboa.
- A Matriz do Poder.: Balão, Sandra Maria Rodrigues (2014) Balão, s. (2014). A Matriz do Poder. MGI Ed.: Lisboa.
- Quem Governa?: Bessa, António Marques (1993) Bessa, A. (1993). Quem Governa? - Uma Análise Histórico-Política do Tema da Elite. ISCSP: Lisboa.
- The Oxford Handbook of Political Representation in Liberal Democracies: Thomassen, Jacques & Robert Rohrschneider (eds.) (2020) Thomassen, Jacques & Robert Rohrschneider (eds.) (2020).The Oxford Handbook of Political Representation in Liberal Democracies. Oxford: Oxford University Press
- Winter Lieven, Karlsen, Rune & Hermann Schmitt (eds.) (2020). Parliamentary Candidates Between Voters and Parties: A Comparative Perspective.: Winter Lieven, Karlsen, Rune & Hermann Schmitt (eds. (2020) Winter Lieven, Karlsen, Rune & Hermann Schmitt (eds.) (2020). Parliamentary Candidates Between Voters and Parties: A Comparative Perspective. London: Routledge
- Democratic Representation in Europe: Diversity, Change and Convergence.(1st edition.: Cotta, Maurizio & Heinrich Best (Eds.) (2007) Cotta, Maurizio & Heinrich Best (Eds.) (2007).Democratic Representation in Europe: Diversity, Change and Convergence. Oxford: Oxford University Press
- Who Governs Southern Europe. Regime Change and Ministerial Recruitment, 1850-2000 (1st edition): Almeida, Pedro Tavares, Nancy Bermeo & António Costa Pinto (Eds.) (2004) Almeida, Pedro Tavares, Nancy Bermeo & António Costa Pinto (Eds.) (2004).Who Governs Southern Europe. Regime Change and Ministerial Recruitment, 1850-2000. Londres: Routledge
Secundária
- Eleições e Representação Política: Freire, André et al. (2019) Freire, André et al. (2019).Eleições e Representação Política. CIES-ISCTE
- Parliaments and Governments Database: Döring, Holger & Philip Manow (2021) Döring, Holger & Philip Manow (2021).Parliaments and Governments Database. University of Bremen
- Party Government in Europe Database (PAGED): Bäck et al. (2016) Bäck et al. (2016).Party Government in Europe Database (PAGED). UMEA University
- Technocratic Ministers and Political Leadership in European Democracies.: Pinto, António Costa, Maurizio Cotta and Pedro Tavares 2018 Pinto, António Costa, Maurizio Cotta & Pedro Tavares (eds.) (2018). Technocratic Ministers and Political Leadership in European Democracies. London: Routledge.
- The Oxford Handbook of Political Leadership (1st edition): Hart, Paul & Roderick Rhodes (Eds.) (2016) Hart, Paul & Roderick Rhodes (Eds.) (2016).The Oxford Handbook of Political Leadership. Oxford: Oxford University Press
- O Povo Semi-Soberano? Partidos Políticos e Recrutamento Parlamentar em Portugal: Teixeira, Conceição Pequito (2009) Teixeira, Conceição Pequito (2009). O Povo Semi-Soberano? Partidos Políticos e Recrutamento Parlamentar em Portugal. Coimbra: Almedina
- Robert Michels: Teoria e Prática da Democracia: Teixeira, Conceição Pequito (2001) Teixeira, Conceição Pequito (2001). Robert Michels: Teoria e Prática da Democracia, Lisboa: ISCSP
- Qualidade da Democracia em Portugal: Teixeira, Conceição Pequito (2019) Teixeira, Conceição Pequito (2019).Qualidade da Democracia em Portugal. Lisboa: FFMS