Plano de Estudos

Comunicação Integrada 9023606

Contextos

Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LCC

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O princípio informador da disciplina visa articular a formação científica de base no domínio da comunicação integrada de marketing e da respetiva metodologia, com as exigências de natureza profissional futuras. Em termos de aprendizagem pretende-se: Estimular a compreensão das especificidades da Comunicação Integrada em geral e das suas diferentes técnicas; Distinguir a comunicação integrada como opção estratégica na promoção de produtos, serviços e causas sociais a públicos-alvo específicos e a operacionalização da comunicação de produto e causas; Familiarizar os alunos com um conjunto de instrumentos conceptuais de apoio à resolução de problemas, desenvolvimento de projetos e tomada de decisões no âmbito da comunicação de produto e de causas sociais; Dar a conhecer as principais técnicas e atividades de comunicação de produto e de causas sociais, numa vertente de execução através da criação de campanhas de comunicação integrada.

Programa

I. O papel estratégico da Comunicação 1.1 Da estratégia de Marketing à estratégia de Comunicação 1.2 A Comunicação e as outras variáveis do marketing-mix 1.3 Estratégia de Comunicação: definição de objectivos e estruturação 1.4 A importância da Comunicação Integrada II. Gestão de Comunicação Integrada 2.1. Do plano de Marketing ao plano de Comunicação 2.2. O Branding III – A mensagem de comunicação 3.1. Concepção criativa: copy strategy 3.2. Brief criativo IV. O Mix da Comunicação Integrada 4.1. A Publicidade, o Patrocínio, a Promoção de Vendas e o Merchandising 4.2. As Relações Públicas de Produto e a Força de Vendas 4.3. O Marketing Direto: e-mailing, mailing, telemarketing e mobile marketing 4. 4. Técnicas híbridas: marketing de guerrilha, marketing de conteúdo. 4.5 Social Media Marketing 4.6 Influencer Marketing.

Método de Avaliação

Métodos ativos de aprendizagem que envolvam os alunos na realização de atividades de análise e aplicação de conceitos, resultando na aquisição de competências teóricas e metodológicas essenciais para o desenvolvimento de uma atitude crítica face aos fenómenos decorrentes da relação entre a comunicação e a sociedade. O projecto de grupo consistirá no desenvolvimento de uma Campanha de Comunicação Pública Integrada (tema de interesse geral), acompanhado em aula (modo laboratorial). Materiais de apoio são fornecidos no Moodle. Avaliação contínua com projeto de grupo (50%) e teste individual (50%).  

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Integrated Marketing Communication: creative strategy from idea to implementation.: Blakeman, R. 2018 Blakeman, R. (2018). Integrated Marketing Communication: creative strategy from idea to implementation. Rowman & Littlefield.
  • Marketing Communications: Integrating online and offline, customer engagement, and digital technologies.: Smith, P.R. & Zook, Z. 2019 Smith, P.R. & Zook, Z. (2019). Marketing Communications: Integrating online and offline, customer engagement, and digital technologies. Kogan Page.
  • Brand Storytelling in the Digital Age: Theories, Practice and Application: Moin, S. M. A. 2020 Moin, S. M. A. (2020). Brand Storytelling in the Digital Age: Theories, Practice and Application. Palgrave Macmillan
  • Brand Storytelling Integrated Marketing Communications for the Digital Media Landscape.: Quesenberry, K. A. & Coolsen, M. K. 2023 Quesenberry, K. A. & Coolsen, M. K. (2023). Brand Storytelling Integrated Marketing Communications for the Digital Media Landscape. The Rowman & Littlefield Publishing Group, Inc.
  • Fundamentos da Comunicação Integrada Organizacional e de Marketing: Sebastião, S. P. 2015 Sebastião, S. P. (2015). Fundamentos da Comunicação Integrada Organizacional e de Marketing. Lisboa: ISCSP.

Secundária

  • Transparência nos formatos de comunicação comercial: conteúdos patrocinados online e o seu intento: Sebastião, S. P. 2017 Sebastião, S. P. (2017). Transparência nos formatos de comunicação comercial: conteúdos patrocinados online e o seu intento. Ed. Ruão, T., Neves, R. & Zilmar, J., A Comunicação Organizacional e os desafios tecnológicos: estudos sobre a influência tecnológica nos processos de comunicação nas organizações (pp. 187-202). Braga: CECS – Universidade do Minho.
  • Formatos da publicidade digital: sistematização e desambiguação: Sebastião, S. P. 2011 Sebastião, S. P. (2011). Formatos da publicidade digital: sistematização e desambiguação. Comunicação e Sociedade , 19, 13-24.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre