Plano de Estudos

Alemão A2.2 (Nível IV) AA(I

Contextos

Groupo: 5_Plano LAPPT_2021/2022 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º ano_2º semestre_LAPPT

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular destina-se a alunos que pretendam continuar os seus estudos de alemão após a conclusão do nível A2.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Visa desenvolver a capacidade de compreender e expressar de forma oral e por escrito, informaçãos do âmbito da vida diária e cultural nos países de língua alemã e de discutir questões atuais. O objectivo é desenvolver as quatro competências de escrita, leitura, audição e expressão oral de acordo com o nível A2.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Materiais pedagógicos e documentos autênticos são utilizados para permitir que os alunos adquiram a capacidade de compreender e expressar informações culturais, oralmente e por escrito num nível intermédio. Outro objetivo importante é despertar a curiosidade de aprender mais sobre a cultura e as sociedades do mundo de língua alemã e motivar os alunos a continuar a melhorar suas competências no uso da língua alemã.

Programa

Recursos pragmáticos, discursivos, funcionais e sociolinguísticos para produzir textos, descritivos e narrativos e para expressar opinões sobre questões atuais, como p.ex. mobilidade, aprendizagem ao longo da vida, formas de viver e a sociedade moderna. Recursos nocionais e lexicais para interagir em situações dentro e fora da aula. As áreas temáticas de leitura são orientadas sobretudo para o Curso de Relações Internacionais: referem-se à cultura e à estrutura da sociedade dos países de língua alemã no contexto europeu. Visa-se a competência de compreender e redigir textos adequados ao nível A 2.2. Áreas gramaticais: a formulação de perguntas indiretas, verbos com dativo e acusativo, verbos e perguntas com preposições, expressar consequências, preposições locais

Método de Avaliação

Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar em todas as atividades de aprendizagem programadas. Os estudantes deverão realizar tarefas preparação para as aulas dependendo das competências a adquirir/praticar/melhorar, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidades de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes individuais escritos (50%+50%). De acordo com o número 1 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. - Avaliação Final (AF) - exame final escrito (100%). No caso de escolha de AC, o docente deve ser informado através da plataforma e-learning até duas semanas após o início das aulas. Em caso de desistência da AC, o estudante comunica-a pela plataforma de e-learning ao docente até uma semana antes da primeira avaliação. Nas épocas de recurso e especial apenas a modalidade de AF está disponível.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre