Plano de Estudos
Análise Territorial e Modelação Geográfica ATMG
Contextos
Groupo: 5_Plano LAPPT_2021/2022 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_1º semestre_LAPPT_V
Groupo: 5_Plano LAPPT_2021/2022 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_1º semestre_LAPPT_III
Groupo: 5_Plano LAPPT_2021/2022 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional_2º ano_1º semestre_LAPPT_IV
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Para efetuar com sucesso esta UC o discente deverá: a) Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido b) Ter a capacidade de resolução de problemas no âmbito da análise espacial c) Saber construir e fundamentar a sua própria argumentação em relação às soluções para os problemas identificados d) Desenvolver competências na estruturação de ideias, de oralidade e apresentação pública
Programa
1. A estrutura da informação raster: 1.1 Estruturas, vantagens e desvantagens da informação raster e vetorial 1.2 Armazenamento e tratamento de rasters no ArcGIS 1.3 Georreferenciar imagens sem sistema de coordenadas 2. Modelos Digitais de terreno e imagens satelite: 2.1 Estrutura das imagens satélite e utilização no planeamento territorial 2.2 A informação geográfica tridimensional 2.3 Ferramentas de Interpolação de informação 2.4 Criação de Modelos Digitais de Terreno e Modelos Digitais de Superfície 3 Operações sobre rasters 3.1 Análise sobre modelos tridimensionais 3.2 Cálculo de adequabilidade 3.3 ArcScene 4. Análise de hotspots e Clusters
Método de Avaliação
O método é interrogativo-expositivo-demonstrativo e as aulas são teórico-práticas. A avaliação segue os critérios previstos no Regulamento de Avaliação do ISCSP. Na época de avaliação normal, os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades: Avaliação mista (AM) composta por dois elementos de avaliação: um trabalho de grupo (40% = 25% trabalho escrito + 15% apresentação oral) e um exame escrito final (60%). A adesão a esta modalidade deverá ser comunicada ao docente nas duas primeiras semanas de aulas através de email. Os trabalhos escritos são entregues por email ou através da plataforma Moodle. Na época Especial é oferecida apenas a modalidade de avaliação final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Raster and images: Esri 2020 ESRI. (2021). Rasters and images.
- What is ArcGIS spatial analyst?: ESRI 2020 ESRI. (2021). What is ArcGIS spatial analyst?
- Hot spot analysis: ESRI 2021 ESRI. (2021). Hot spot analysis.
- Geographic information science and Systems: Longley, P. A., Goodchild, M. F., & Maguire, D. J. 2015 Longley, P. A., Goodchild, M. F., & Maguire, D. J. (2015). Geographic information science and systems. Wiley.
- Fundamentos de informação geográfica: Matos, J.L. 2008 Matos, J. L. (2008). Fundamentos de informação geográfica. Lidel.
Secundária
- Ambiente e território - para uma nova geração de políticas públicas com futuro: Ferrão, J. 2015 Ferrão, J. (2015). Afirmar o futuro: políticas públicas para Portugal. Em V. S.-M. (Coord.), Ambiente e território - para uma nova geração de políticas públicas com futuro (pp. 328-335). Fundação Calouste Gulbenkian
- Modelos de organização do território Português - as várias visões de Jorge Gaspar: Costa, E. M. 2007 Costa, E. M. (2007). Modelos de organização do território Português - as várias visões de Jorge Gaspar. Em Geophilia, O sentir e os sentidos da geografia (pp. 511-542). Centro de Estudos Geográficos.