Plano de Estudos

Marketing Público e Intraempreendedorismo MPE

Contextos

Groupo: 5_Plano LAPPT_2021/2022 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular terá como principal objetivo estimular a aplicabilidade do empreendedorismo nos órgãos públicos, assim como a importância de incorporar as práticas do marketing na gestão corrente. As agências que operam no domínio público podem utilizar técnicas de marketing para transformar as suas comunicações com as partes interessadas, melhorar o seu desempenho e demonstrar um retorno positivo sobre os recursos de que dispõem. Os alunos também terão a oportunidade de contactar de perto com a realidade laboral, desenvolvendo um projeto de natureza empreendedora, no domínio das Organizações Públicas.

Programa

CAPÍTULO I | MARKETING PÚBLICO 1. Tipos de Marketing 2. Marketing nas Organizações Públicas e a melhoria do Serviço Público 3. Análise Estratégica nas Organizações – SWOT e SOAR 4. A Tecnologia como motor de desenvolvimento económico 5. A avaliação da tecnologia e decisão nas Organizações Públicas 6. O Marketing Público e o incentivo ao investimento nas políticas públicas CAPÍTULO II | EMPREENDEDORISMO nas Organizações Públicas 1. Introdução Empreendedorismo, estratégia e criação de ideias 2. Marketing no desenvolvimento de novos produtos e serviços 3. Boas Práticas de Gestão e Governança aplicadas ao setor público 4. Apresentação de Modelos de Negócio 5. O Valor das novas ideias e sistemas de avaliação

Método de Avaliação

As aulas seguem uma abordagem teórica e prática, com momentos de discussão sobre temas relevantes e/ou atuais em relação aos tópicos dos conteúdos programáticos. Modalidade de avaliação: Avaliação Contínua: 50% trabalho com apresentação (35% relatório + 15% apresentação individual) e 50% apresentação e discussão de um modelo de negócio em formato “pitch elevator”. Ou Avaliação Final: 100% exame

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre