Plano de Estudos
Sociologia da Cidade e do Território 8363310
Contextos
Groupo: 5_Plano LAPPT_2021/2022 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do semestre o estudante deve adquirir as seguintes competências: a) capacidade de pesquisar artigos de elevado interesse social à transformação das cidades; b) capacidade de pesquisar boas práticas internacionais para responder aos desafios das cidades no século XXI. c) capacidade de aplicar conhecimentos adquiridos a realidades urbanas e metropolitanas atuais; d) capacidade de construir um objeto empírico em sociologia da cidade e do território e legitimá-lo segundo teorias aprendidas. e) aprofundar capacidades de pesquisa bibliográfica, de observação crítica e argumentação úteis à investigação e ao apoio ao planeamento no âmbito da sociologia das cidades e do território e sua aplicação na área da governação local.
Programa
1. Objeto e objetivo da Sociologia Urbana 1.1. A cidade como representação e socialização 1.2. A cidade como crítica e proposta 1.3. A cidade como planeamento e co-criação 2. Problemáticas em Sociologia Urbana 2.1. O Rural e o Urbano 2.2. O Urbano e o Metropolitano 2.3. Sociologia Urbana no século XXI: os principais desafios 3. Exercícios em Sociologia Urbana I 4. Teorias em Sociologia Urbana 4.1. Os Clássicos 4.2. A Escola de Chicago 4.3. A Economia Política Urbana 4.4. A Nova Sociologia Urbana 5. Exercícios em Sociologia Urbana II
Método de Avaliação
Metodologia de ensino expositivo e participativo na aquisição dos conhecimentos. Avaliação efetuada segundo uma lógica de autonomia, problem solving e gamificação. Obrigações de todos os estudantes: fazerem as leituras prévias de forma a participar e aprender durante as sessões. Avaliação Mista (AM): o acesso a esta modalidade de avaliação implica a adesão escrita do aluno. Esta modalidade de avaliação é constituída pelos seguintes elementos de avaliação: dois trabalhos (um individual e um em grupo) obrigatoriamente apresentados em sala de aula (40%) e um exame final (60%). O estudante em modo de avaliação mista que falte a qualquer das sessões de apresentação dos trabalhos ficará automaticamente reprovado neste modo de avaliação. Os estudantes que optem pela Avaliação Final (AF) terão um exame que aferirá quer as competências teóricas quer as competências práticas aferidas aos demais estudantes ao longo da lecionação.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- O urbanismo como modo de vida: Wirth. L. 1932 (1997) Wirth, L. (1997, [1932]). O Urbanismo como modo de vida. In C. Fortuna (Org.), Cidade, cultura e globalização. Celta Ed.
- Introduction of Megalopolis.: Gottman, J. 1961 Gottman, J. (1961). Megalopolis. The urbanized northeasthern seaboard of the United States. The Twentieth Century Fund
- The Future of Urban Sociology.: May, T. & Perry, B (eds) 2005 May, T. & Perry, B. (eds) (2005). The future of urban sociology. Sociology, 39(2), 343-370
- Urban Sociology in the Twenty-First Century.: Castells, M. 2002 Castells, M. (2002). Urban sociology in the twenty-first century. Cidades-Comunidades e Territórios, Dezembro 2002, 5, 9-19
- Cities and development. Emerging futures: UNCHS - United Nations Centre for Human Settlements (HABITAT). 2016 UNCHS. (2016). Cities and development. Emerging futures. World cities report 2016. UN-Habitat
- A metrópole e a vida do espírito: Simmel, G. 1902 (1997) Simmel, G. (1997, [1902]). A metrópole e a vida do espírito. In C. Fortuna (Org.). Cidade, cultura e globalização. Celta Ed.
- The city: Park, R. E. 1925 Park, R. E. (1925). The city. Chicago University Press
- O direito à cidade: Lefebvre, H. 1968 Lefebvre, H. (2011, c1968). O direito à cidade. Centauro Editores
- The new urban sociology (1º Capítulo) MARK GOTTDIENER: Gottdiener, M. & Hutchinson, R. 2011 Gottdiener, M. & Hutchinson, R. (2011). The new urban sociology. Westview Press
- Sociologia urbana: Horta, A. P. B, (Coord.) 2007 Horta, A. P. B, (Coord.) (2007). Sociologia urbana. Universidade Aberta.