Plano de Estudos
Espanhol B1.1 (Nível III) EB(I
Contextos
Groupo: 5_Plano 2014/2015 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º Ano_ 1º Semestre_LAP(PL)
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular pretende capacitar os alunos para consolidar o conhecimento já aprendido e atingir os objectivos fixados para o nível B1 pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (QCER). Definido como “utilizador independente”, o aluno do nível B1 deve ser capaz de usar a língua para o desempenho de transações e interações sociais no quotidiano, bem como para compreender e produzir textos orais e escritos sobre tópicos ligados aos seus interesses pessoais e profissionais, os seus gostos e as suas necessidades. Pretende‐se ainda promover a aquisição e o desenvolvimento das destrezas, competências e conhecimentos necessários para os alunos se tornarem, não só agentes sociais, mas falantes interculturais e aprendizes autónomos.
Programa
onteúdo Gramatical: Futuro Simples. Perífrases verbais. Estruturas condicionais. Presente de Subjuntivo. Frases temporais com CUANDO. Frases relativas com preposição. Contraste Indicativo/ Conjuntivo na expressão dos graus de certeza. Imperativo afirmativo y negativo > dar conselhos e instruções. Pronombres. Conteúdo Funcional: Exprimir desejos, necessidades e reivindicações. Opinar sobre situações e factos. Exprimir finalidade. Exprimir graus de certeza. Formular hipóteses sobre o futuro. Exprimir condição. Recursos para escrever uma carta de protesta. Exprimir e valorizar opiniões. Aconselhar e recomendar. Exprimir sentimentos e reagir a situações do quotidiano. Expressar queixas através de plataformas digitais. Conteúdos Temáticos: Tecnologia. Educação e futuro. Consumo e meio ambiente. Vida administrativa e ativismo social. Ámbito laboral. Redes sociais. Sentimentos e comportamentos sociais.
Método de Avaliação
Época normal - Avaliação Contínua (AC). De acordo com o número 5, 6 e 7 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC estará constituída por: -1º Prova Escrita individual: 30% -2º Prova Escrita individual: 60%. Ambos elementos (30 + 60%) em média devem atingir uma classificação mínima de 7 (sete) valores. -3ª Elementos não agendados (máximo dois): 10% que consistirão em tarefas finais que envolvem produções escritas, interações orais ou apresentações, contextualizadas. Estas tarefas podem variar segundo o nível de língua e o número de alunos por turma. Épocas de recurso e especial: Exame escrito individual final- 100%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 60.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Campus Sur, Cuaderno de Ejercicios A1-B1: Varo, R., et. al. 2017 Varo, R., et. al. (2017). Campus Sur, Curso IntensivVaro, R., et. al (2017). Campus Sur, Cuaderno de Ejercicios A1-B1, Difusión
- Campus Sur, Curso Intensivo de Español A1-B1: Varo, R., et. al. 2017 Varo, R., et. al. (2017). Campus Sur, Curso Intensivo de Español A1-B1. Difusión.
Secundária
- Actividades: Aveteca N/A ttp://cvc.cervantes.es/ensenanza/actividades_ave/aveteca.htm.
- Diccionario Escolar de la Real Academia Española: Real Academia Española 1997 Real Academia Española (1997). Diccionario Escolar de la Real Academia Española. RAE- Espasa.
- Gramática de uso del español para extranjeros. Teoría y práctica (niveles elemental e intermedio): ARAGONÉS, L. et al. 2003 ARAGONÉS, L. et al. (2003). Gramática de uso del español para extranjeros. Teoría y práctica (niveles elemental e intermedio). SM.
- Aula Internacional 3 plus: Corpas, J., et al 2007 Corpas, J., et al, (2007). Aula Internacional 3 plus, Difusión
- Gramática básica del estudiante de español: Campus R. et al. 2011 Campus R. et al. (2011). Gramática básica del estudiante de español. Difusión.
- Nuevo Prisma, Nivel B1: Guerrero, A., Isla de los Santos, D. 2015 Guerrero, A., Isla de los Santos, D. (2015). Nuevo Prisma, Nivel B1, Edinumen
- Diccionario Abreviado de Uso del Español Actual : N/A 2003 Diccionario Abreviado de Uso del Español Actual (2003). SGEL.