Plano de Estudos
Inglês C1 (Nível IV) 8102109
Contextos
Groupo: 5_Plano 2014/2015 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 1º Ano > Opcional_1º Ano_ 1º Semestre_LAP(PL)
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo principal desta UC é o de ativar e melhorar competências pré-existentes para permitir comunicação efetiva no âmbito das Ciências Sociais. Levar-se-á a cabo análise de necessidades do grupo, adaptando o programa para a efetiva melhoria de competências. Os estudantes deverão no final do semestre: reconhecer e usar conceitos como audiência, propósito, contexto ou género para utilização em situações de compreensão de texto escrito ou de produção de escrita; apoiar a argumentação, seja escrita ou oral através do uso de exemplos, comentários e/ou material citado e devidamente referenciado; refletir criticamente sobre a escrita ou produção oral próprias. O desenvolvimento de conhecimento específico envolverá trabalho gramatical avançado (formas verbais, advérbios, adjetivos, conjunções e estrutura) e vocabulário, a este nível; as competências de avaliação autónoma da produção própria e de estudo individual; o desenvolvimento de aptidões como autoconfiança, pronúncia e entoação.
Programa
Áreas temáticas de leitura e reflexão crítica: International Relations, Communication Issues, People and Ideas, Law and Society, Education and Employment entre outros que se considerem necessários. Áreas gramaticais: Revision of verb tenses; verb patterns; linkers; word order; adjectives, adverbs. Tipos de Escrita: Argumentative Essay; Review; Scientific Article. Desenvolvimento de capacidades de fluência, exposição oral, debate e argumentação.
Método de Avaliação
Abordagem funcional e comunicacional da língua, em que os discentes são incentivados a participar em todas as actividades de aprendizagem programadas. Os estudantes deverão realizar tarefas preparação para as aulas dependendo das competências a adquirir/praticar/melhorar, com facilitação pelo professor e em diálogo interpares. Modalidades de Avaliação: - Avaliação Contínua (AC) - dois testes individuais escritos (50%+50%). De acordo com o número 1 do Artigo 7º do Regulamento de Avaliação do I Ciclo, a AC “pressupõe o acompanhamento regular da atividade letiva e do desempenho dos estudantes”. - Avaliação Final (AF) - exame final escrito (100%). No caso de escolha de AC, o docente deve ser informado através da plataforma e-learning até duas semanas após o início das aulas. Em caso de desistência da AC, o estudante comunica-a por escrito ao docente até uma semana antes da primeira avaliação. Nas épocas de recurso e especial apenas a modalidade de AF está disponível.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Lie Factory: Jill Lepore 2012 Lepore, J. (2012). The Lie Factory. The New Yorker. http://www.newyorker.com/reporting/2012/09/24/120924fa_fact_lepore?printable=true
- Four freedoms speech: Roosevelt, F.D. 1941 Roosevelt, F.D. (1941). Four freedoms speech. http://www.americanrhetoric.com/speeches/fdrthefourfreedoms.htm
- Inaugural speech: Mandela, N. 1994 Mandela, N. (1994). Inaugural speech. https://www.africa.upenn.edu/Articles_Gen/Inaugural_Speech_17984.html
- Pandemic democracy: Elections and COVID-19: Landman, T., & Splendore, L.D.G. 2020 Landman, T., & Splendore, L.D.G. (2020). Pandemic democracy: Elections and COVID-19. Journal of Risk Research, 23(7-8), 1060-1066. https://doi.org/10.1080/13669877.2020.1765003
- I have a dream: King, M.L. 1963 King, M.L. (1963). I have a dream. https://www.americanrhetoric.com/speeches/mlkihaveadream.htm
- “Change is closer than we think.” Inside Alexandria Ocasio-Cortez's unlikely rise: Alter, C. 2019 Alter, C. (2019, March 21). “Change is closer than we think.” Inside Alexandria Ocasio-Cortez's unlikely rise. Time Magazine. https://time.com/longform/alexandria-ocasio-cortez-profile/
Secundária
- Academic vocabulary in use: McCarthy, M., & O’Dell, F. 2016 McCarthy, M., & O’Dell, F. (2016). Academic vocabulary in use. Cambridge University Press.
- Cambridge academic English. An integrated skills course for EAP - Advanced: Hewings, M., & Thaine, C. 2012 Hewings, M., & Thaine, C. (2012). Cambridge academic English. An integrated skills course for EAP - Advanced. Cambridge University Press.