Plano de Estudos

Economia Social 9238404

Contextos

Groupo: 5_Plano 2014/2015 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > 552_Opção III - AP-Pós Laboral (Plano 2014/2015) S2

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Identificar o objeto e as características da economia social enquanto ciência; 2. Adquirir e mobilizar conhecimentos teórico-conceptuais e metodológicos básicos de observação e análise do Mercado de Trabalho, das Desigualdades Económicas e da Pobreza, Privação e Exclusão Social; 3. Analisar e interpretar com rigor a evidência empírica sobre a situação e as tendências no mercado de trabalho, na desigualdade e na pobreza (com especial enfoque no caso português); 4. Identificar os fundamentos e caracterizar os instrumentos mais comuns de intervenção pública no mercado de trabalho, na redistribuição do rendimento e na luta contra a pobreza e promoção da inclusão social e os seus efeitos (com especial referência ao caso português); 5. Desenvolver o espírito crítico para uma intervenção social informada e fundamentada de forma interdisciplinar, convocando para efeito o conhecimento científico da economia social

Programa

1. Introdução à Economia Social Objeto da Economia Social Características da Economia Social enquanto ciência Capacidades humanas e necessidades humanas Selecção/construção de indicadores 2. Economia do Trabalho, Emprego e Desemprego Funcionamento do mercado de trabalho Explicações teóricas das diferenças salariais Desemprego e precariedade Políticas passivas e ativas do mercado de trabalho 3. Desigualdades Económicas Aspetos teórico-conceptuais na observação da desigualdade Distribuição do rendimento e da riqueza e medição da desigualdade Fontes das desigualdades económicas Políticas de redistribuição do rendimento 4. Pobreza, Privação e Exclusão Social Aspetos teórico-conceptuais na observação da pobreza Medição da pobreza e indicadores de pobreza e exclusão social Perspetivas sobre a pobreza e causas da pobreza Medidas de luta contra a pobreza e promoção da inclusão social Papel do Terceiro Sector na promoção da inclusão social e no combate à pobreza

Método de Avaliação

A metodologia de ensino inclui: aulas teórico-práticas, orientação tutorial e trabalho pessoal dos estudantes. A avaliação é realizada de acordo com as regras previstas no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do I Ciclo de Estudos do ISCSP. Na época normal, os alunos podem escolher uma das duas modalidades seguintes (em alternativa): 1) Avaliação mista: 2 testes escritos realizados ao longo do respetivo período letivo, com uma ponderação de 25% cada, totalizando 50%, e uma prova escrita de exame realizada na época normal respetiva, com uma ponderação de 50%. 2) Avaliação final: prova escrita de exame realizada na época normal (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Desenvolvimento como liberdade: Sen, A. (1999/2000) Sen, A. (1999/2000). Desenvolvimento como liberdade [Capítulo3] (L. Motta, Trad.). São Paulo: Companhia das Letras.
  • Rendimento Adequado em Portugal. Um estudo sobre o rendimento suficiente para se viver com dignidade em Portugal: Pereirinha, J. A. (coord.), Pereira, E. F., Branco, F., Amaro, M. I., Costa, D. 2020 Pereirinha, J. A. (coord.), Pereira, E. F., Branco, F., Amaro, M. I., Costa, D., (2020), Rendimento Adequado em Portugal. Um estudo sobre o rendimento suficiente para se viver com dignidade em Portugal [Capítulos 3 e 8]. Coimbra: Almedina.
  • Regime de Mínimos Sociais em Portugal.: Pereirinha, J. A. & Pereira, E. (coord.) 2021 Pereirinha, J. A. & Pereira, E. (coord.) (2021). Regime de Mínimos Sociais em Portugal Pereirinha, J. A. & Pereira, E. (coord.) (2021). Regime de Mínimos Sociais em Portugal [Capítulos 2 e 10]. Coimbra: Almedina.
  • Observar a pobreza em Portugal: uma leitura crítica das principais abordagens à operacionalização do conceito de pobreza: Pereira, E. 2010 Pereira, E. (2010). Observar a pobreza em Portugal: uma leitura crítica das principais abordagens à operacionalização do conceito de pobreza. Fórum Sociológico, 20, 57-66
  • A Pobreza em Portugal: Trajetos e Quotidianos.: Diogo, F. (coord.), Palos, A. C., Rodrigues, C. F., Pereira, E., Ribeiro, F. B., et al. 2021 Diogo, F. (coord.), Palos, A. C., Rodrigues, C. F., Pereira, E., Ribeiro, F. B., et al. (2021). A Pobreza em Portugal: Trajetos e Quotidianos. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
  • Desigualdade. O que fazer?: Atkinson, A. 2016 Atkinson, A. (2016). Desigualdade. O que fazer? Lisboa: Bertrand Editora.

Secundária

  • Desigualdade do Rendimento e Pobreza em Portugal.: Rodrigues, C. (coord.) 2016 Rodrigues, C. (coord.) (2016). Desigualdade do Rendimento e Pobreza em Portugal. Lisboa: FFMS.
  • Minimum Social Standards in Portugal: Changes and Adequacy from the pre to the post austerity period.: Pereira, E., Branco, F., Amaro, I. e Pereirinha, J. 2017 Pereira, E., Branco, F., Amaro, I. e Pereirinha, J. (2017). Minimum Social Standards in Portugal: Changes and Adequacy from the pre to the post austerity period. In Actas del VI Congreso de REPS (pp. 1821-1847). Sevilla: Universidad Pablo de Olavide.
  • The normative foundations of social theory: An essay on the criteria defining social economics.: Hunt, E. K. 2007 Hunt, E. K. (2007). The normative foundations of social theory: An essay on the criteria defining social economics. R. of Social Economy , 63, 3, 423-445.
  • Understanding Poverty (3rd ed).: Alcock, P. 2006 Alcock, P. (2006). Understanding Poverty (3rd ed). London: Palgrave.

Disciplinas de Execução

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre