Plano de Estudos

Administração, Tecnologias e Globalização 8102409

Contextos

Groupo: 5_Plano 2014/2015 > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dotar os alunos de conhecimentos, aptidões e competências que lhes permitam reconhecer e discutir as tecnologias emergentes que fazem parte da transformação digital que está a ocorrer ao nível dos Países e Globalmente, nas Administrações Públicas e sectores Empresariais e Sociais. Fortalecer o conhecimento e prática no uso de BI (Business Inteligence) com utilização ferramentas tipo Power BI. Com esta experiencia teorica-prática pretende-se que os alunos adquiram capacidade de fazer upload de dados de diferentes origens e formatos, de construir modelos de dados receptores, de analisar e reconhecer padrões que estavam escondidos nos seus dados e por fim apresentar de forma gráfica sínteses do momento actual ou previsões para apoio da monitorização e tomada de decisão. Experimentar produzir relatórios e dashboards, para serem usados através de web ou de dispositivos móveis em contextos de segurança. Este conhecimento é fundamental numa Administração aberta e amiga da boa governação.

Programa

1. Síntese da evolução dos Modelos de Gestão da Administração Pública e a inovação e utilização das TICS-Tecnologias de Informação e Comunicação. 2. Os desafios das Administrações e dos Governos e o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação e das Tecnologias Emergentes. 3. Redes e Fluxos de Informação e de Materiais em contextos de Segurança. Análise de exemplos concretos de plataformas e modelos relevantes de interação e funcionamento no espaço global. 4. Análise de Tecnologias Emergentes (Internet das Coisas, Big Data, Business Intelligence, Inteligência Artificial e Robótica) e o seu impacto na sociedade e na economia digital. 5. Apresentação da ferramenta de BI a usar/experimentar e praticar. 6. Exercícios de Aplicação de casos elementares. 7. Aplicação de exercícios práticos construídos com dados reais provenientes de dados abertos dos portais da transparência da Administração Pública e com o upload da Solução para web e dispositivos móveis.

Método de Avaliação

Ensino Aulas teórico-práticas. Serão utilizadas salas com computadores. Apresentação de conceitos teóricos e discussão de casos em sala. Apresentação de casos reais nacionais e internacionais. Ensino da ferramenta de BI (tipo Power BI) e prática de casos elementares. Desenvolvimento de um caso mais complexo com dados abertos a importar dos portais da transparência da Administração Pública Central ou Local. Avaliação contínua: Dois testes presenciais escritos, valendo cada um deles 50% da nota. Época de recurso: exame final presencial escrito valendo 100% da nota.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Exercícios de PowerBI: Importação, Edição e Visualização de Dados: Carvalho, A. 2019 Carvalho, A. (2019). Exercícios de PowerBI: Importação, Edição e Visualização de Dados, FCA – Editora de Informática, Lda. Lisboa, Portugal
  • PowerBI para Gestão e Finanças: Nogueira, N. 2018 Nogueira, N. (2018). PowerBI para Gestão e Finanças, FCA – Editora de Informática, Lda. Lisboa, Portugal
  • Gestão de Sistemas de Informação, Frameworks, Modelos e Processos: Henriques, T. 2019 Henriques, T. (2019). Gestão de Sistemas de Informação, Frameworks, Modelos e Processos. Editora Informática.
  • E-Government Survey 2018: UnitedNations 2018 UnitedNations. (2018). E-Government Survey 2018.
  • Digital Services and Information Intelligence - 13th IFIP conference - ebusiness, e-services and e-society: Li, H., Mantymaki, M., Zhang, X. 2014 Li, H., Mantymaki, M., Zhang, X., & (Editors). (2014). Digital Services and Information Intelligence - 13th IFIP conference - ebusiness, e-services and e-society I3E 2014. Springer
  • A Comprehensive framework for the assessment of eGovernment projects: Esteves, J., & Rhoda, J. C. 2008 Esteves, J., & Rhoda, J. C. (2008). A Comprehensive framework for the assessment of eGovernment projects . Government Information Quartely 25 - Science Direct , pp. 118-132
  • eGovernment Benchmark 2016 - A turning point for e-Government development in Europe?: Comissão Europeia 2016 Comissão Europeia. (2016). eGovernment Benchmark 2016 - A turning point for e-Government development in Europe?.
  • Plano de Ação Europeu para a Administração Pública em Linha - Acelerar a Transformação Digital da Administração Pública: Comissão Europeia 2016 Comissão Europeia. (2016). Plano de Ação Europeu para a Administração Pública em Linha - Acelerar a Transformação Digital da Administração Pública.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre