Plano de Estudos

Marketing Público e Intraempreendedorismo MPE

Contextos

Groupo: 5_Plano 2014/2015 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LAP(PL)

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular terá como principal objetivo estimular a aplicabilidade do empreendedorismo nos órgãos públicos, assim como a importância de incorporar as práticas do marketing na gestão corrente. As agências que operam no domínio público podem utilizar técnicas de marketing para transformar as suas comunicações com as partes interessadas, melhorar o seu desempenho e demonstrar um retorno positivo sobre os recursos de que dispõem. Os alunos também terão a oportunidade de contactar de perto com a realidade laboral, desenvolvendo um projeto de natureza empreendedora, no domínio das Organizações Públicas.

Programa

CAPÍTULO I | MARKETING PÚBLICO 1. Tipos de Marketing 2. Marketing nas Organizações Públicas e a melhoria do Serviço Público 3. Análise Estratégica nas Organizações – SWOT e SOAR 4. A Tecnologia como motor de desenvolvimento económico 5. A avaliação da tecnologia e decisão nas Organizações Públicas 6. O Marketing Público e o incentivo ao investimento nas políticas públicas CAPÍTULO II | EMPREENDEDORISMO nas Organizações Públicas 1. Introdução Empreendedorismo, estratégia e criação de ideias 2. O Valor das novas ideias e inovação 3. Modelos de Negócio 4. Marketing no desenvolvimento de novos produtos e serviços 5. Boas Práticas de Gestão e Governança aplicadas ao setor público

Método de Avaliação

As aulas seguem uma abordagem teórica e prática, com momentos de discussão sobre temas relevantes e/ou atuais em relação aos tópicos dos conteúdos programáticos. Avaliação Contínua: 50% trabalho com apresentação (35% relatório individual + 15% apresentação em grupo) e 50% em teste escrito. Época de recurso: exame individual escrito (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre