Plano de Estudos
Marketing Público e Intraempreendedorismo MPE
Contextos
Groupo: 5_Plano 2014/2015 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LAP(PL)
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular terá como principal objetivo estimular a aplicabilidade do empreendedorismo nos órgãos públicos, assim como a importância de incorporar as práticas do marketing na gestão corrente. As agências que operam no domínio público podem utilizar técnicas de marketing para transformar as suas comunicações com as partes interessadas, melhorar o seu desempenho e demonstrar um retorno positivo sobre os recursos de que dispõem. Os alunos também terão a oportunidade de contactar de perto com a realidade laboral, desenvolvendo um projeto de natureza empreendedora, no domínio das Organizações Públicas.
Programa
CAPÍTULO I | MARKETING PÚBLICO 1. Tipos de Marketing 2. Marketing nas Organizações Públicas e a melhoria do Serviço Público 3. Análise Estratégica nas Organizações – SWOT e SOAR 4. A Tecnologia como motor de desenvolvimento económico 5. A avaliação da tecnologia e decisão nas Organizações Públicas 6. O Marketing Público e o incentivo ao investimento nas políticas públicas CAPÍTULO II | EMPREENDEDORISMO nas Organizações Públicas 1. Introdução Empreendedorismo, estratégia e criação de ideias 2. O Valor das novas ideias e inovação 3. Modelos de Negócio 4. Marketing no desenvolvimento de novos produtos e serviços 5. Boas Práticas de Gestão e Governança aplicadas ao setor público
Método de Avaliação
As aulas seguem uma abordagem teórica e prática, com momentos de discussão sobre temas relevantes e/ou atuais em relação aos tópicos dos conteúdos programáticos. Avaliação Contínua: 50% trabalho com apresentação (35% relatório individual + 15% apresentação em grupo) e 50% em teste escrito. Época de recurso: exame individual escrito (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Marketing in the Public Sector—Benefits and Barriers: A Bibliometric Study from 1931 to 2020: Nelson de Matos & Marisol B. Correia & José Ramón Saura & Ana Reyes-Menendez & Nuno Baptista 2020 N. Matos, M.B. Correia, J.R. Saura, A. Reyes-Menendez & N. Baptista, 2020. Marketing in the Public Sector—Benefits and Barriers: A Bibliometric Study from 1931 to 2020, Social Sciences, vol. 9(10), 1-22,
- Public-sector entrepreneurship: Christopher S Hayter, Albert N Link, John T Scott 2018 C.S. Hayter, A.N. Link, J.T. Scott, Public-sector entrepreneurship, Oxford Review of Economic Policy, Volume 34, Issue 4, Winter 2018, Pages 676–694
- Marketing in the Public Sector: Serrat, O. 2017 Serrat, O. (2017). Marketing in the Public Sector. In: Knowledge Solutions. Springer, Singapore.
Secundária
- The increasing importance of public marketing: Explanations, applications and limits of marketing within public administration: Kaplan, A. M., & Haenlein, M. 2009 Kaplan, A. M., & Haenlein, M. (2009). The increasing importance of public marketing: Explanations, applications and limits of marketing within public administration. European management Journal, 27, 197-212.
- Entrepreneurship in public administration and public policy programs in Germany and the United States: Grimm, H. M., & Bock, C. L. 2022 Grimm, H. M., & Bock, C. L. (2022). Entrepreneurship in public administration and public policy programs in Germany and the United States. Teaching Public Administration, 40(3), 322-353.