Plano de Estudos

Métodos Avançados de Investigação II: Técnicas de pesquisa e Análise de Dados 40201

Contextos

Groupo: 1_Planos de Estudos 2016/2017 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

ECTS

10.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os alunos devem ganhar capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, particularmente na sua área de formação, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizam e os juízos que emitem, incluindo a análise dos aspetos sociais, científicos e éticos relevantes Em particular, devem desenvolver conhecimentos, aptidões e competências sobre as técnicas de investigação e técnicas de análise de dados mais frequentemente utilizadas em investigação científica em Ciências da Comunicação, publicada nas principais revistas científicas de referência. Assim, os alunos devem ganhar competências sólidas sobre (1) as várias formas de obter informação sobre o fenómeno em estudo, seja através de observações ou medições desse fenómeno e (2) as técnicas mais adequadas à análise dessa informação.  Ao mesmo tempo, devem também desenvolver competências sobre as formas de apresentação, discussão e disseminação dos resultados.

Programa

1. Métodos quantitativos, qualitativos e mistos 1.1. A natureza da investigação quantitativa 1.2. A natureza da investigação qualitativa   2. Tecnicas de investigação 2.1. Técnicas quantitativas  2.1.1. Inquérito por questionário 2.1.2. Análise de conteúdo 2.1.3. Observação estruturada 2.1.4. Estudos experimentais 2.2. Técnicas qualitativas 2.2.1. Observação direta/indireta 2.2.2. Entrevistas em profundidade 2.2.3. Focus groups 2.2.4. Análises qualitativas ao conteúdo    3. Apresentação e discussão de resultados       

Método de Avaliação

A metodologia de ensino inclui apresentações com discussão dos procedimentos metodológicos e empíricos,  utilizando ferramentas como o SPSS ou o MaxQda quando necessário. A avaliação desta unidade curricular é feita através de um trabalho de pré-projeto consolidado e com componente empírica, destinado à avaliação de competências sobre a aplicação do método (Qualitativo, Quantitativo ou Misto) e das respetivas técnicas de investigação, em coerência com o desenho de investigação proposto. Valoriza-se a justificação das técnicas e o desenvolvimento dos instrumentos de recolha dos dados a articular com a pergunta de partida e os objetivos da investigação. A dimensão do trabalho é de 2500 a 3000 palavras, excluindo referências bibliográficas. A avaliação inclui: 70% componente escrita e 30% apresentação oral e discussão.  O horário de atendimento é 6ªf, das 17h às 18h, mediante agendamento.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 184.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The content analysis: guidebook: Neuendorf, K. 2017 Neuendorf, K. (2017). The content analysis: guidebook. Sage.
  • Media Research Methods: Gunter, B. 2000 Gunter, B. (2000). Media Research Methods. Polity Press
  • Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches: Creswell, J. W. 2013 Creswell, J. W. (2013). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage
  • Social research methods: Bryman, A. 2015 Bryman, A. (2015). Social research methods. Oxford University Press.
  • Media and communication research methods: an introduction to qualitative and quantitative approaches: Berger, A. A. 2016 Berger, A. A. (2016). Media and communication research methods: an introduction to qualitative and quantitative approaches, 4th Ed. SAGE

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre