Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

As atividades de ensino-aprendizagem e as respetivas tarefas de avaliação foram alinhadas com os objetivos de aprendizagem, considerando as respetivas horas de contato e o trabalho autónomo do aluno articulados com a orientação tutorial: - Para realizar o 1º objetivo de aprendizagem: o processo de aprendizagem dos estudantes inicia-se com aula expositiva, com base em textos teóricos e recursos digitais (infografias, mapas interativos, vídeos, documentos multimédia) para providenciar um pensamento diversificado e crítico sobre as diversas dimensões da identidade geográfica e histórico-cultural do Magrebe/Mundo Árabe, complementada com a participação individual e ativa na forma oral e escrita; orientação tutorial para o projeto de trabalho de investigação; - Para a realização do 2º objetivo de aprendizagem: aulas expositivas, recorrendo à leitura analítica de trabalhos teóricos de diferentes tradições disciplinares e geográficas e no estudo de documentos de vários tipos (arquivos, artigos, entrevistas, fontes estatísticas, artísticas e virtuais, vídeos, documentários, etc.) para providenciar análise e reflexão crítica aos estudantes envolvendo-os numa abordagem comparativa e intercultural e numa discussão científica das relações contemporâneas do Magrebe e do Mundo Árabe; aulas com convidados especialistas; participação individual e ativa na forma oral e escrita; orientação tutorial para o trabalho de investigação; - Para a realização do 3º objetivo de aprendizagem: aulas expositivas com recurso a uma seleção e sistematização de textos científicos e de fontes digitais considerados fundamentais para providenciar ferramentas teóricas e metodológicas adequadas aos estudantes no sentido de ganhar experiência e prática para a elaboração de competências de investigação e de intervenção para melhor apreender a diversidade das sociedades do Magrebe e do Mundo Árabe e as questões que as fundamentam, de acordo com realidades culturais, sociais, económicas e políticas específicas; participação individual e ativa na forma oral e escrita; orientação tutorial para o trabalho de investigação.