Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
Uma Língua viva, especialmente o Inglês, a língua franca desde os primórdios do século XX, opera como o veículo de comunicação internacional, condicionado pelo grau de competência dos utilizadores nos seus domínios específicos. Os aprendentes de Inglês no ISCSP serão confrontados com a utilização de uma ferramenta de trabalho que os exporá no domínio profissional e académico a necessidades de comunicação e compreensão da mensagem emitida pelo próprio e pelos interlocutores em contextos internacionais. A possibilidade de a comunicação vir a ser estabelecida entre interlocutores de língua estrangeira é muito elevada, portanto a exposição a todo o tipo de falantes é essencial. Pretende construir-se autonomia de comunicação e compreensão internacional na área das Ciências Sociais. Consequentemente, as metodologias utilizadas serão selecionadas de acordo com os seguintes critérios: 1) colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem; 2) abordam a prática individual do estudante em situação de: - comunicação oral: apreciação de fluência através de participação oral e compreensão de interlocutores, em presença e por registo fonográfico ou videográfico; - comunicação e produção escrita de texto, usando estruturas de nível avançado da língua inglesa; - mediação e interação em comunicação oral e registo escrito. As metodologias de ensino visam a ativação de conhecimentos, e consequente produção de conteúdos e manifestação de competências na utilização das ferramentas adquiridas, vertendo para a prática o conhecimento adquirido e assim obtendo a consolidação de conhecimentos e aplicação em contextos especializados: - será solicitada a produção de texto escrito formal, académico e especializado, individualmente; - a realização de exercícios de leitura e compreensão de discursos, texto jornalístico longo e artigo académico; - a realização de exercícios de compreensão de comunicação oral, em suporte audiovisual, feita por diferentes indivíduos, com diferentes variedades de Inglês. As aulas são presenciais, destinando-se a ativar conhecimentos e colocar os estudantes em situação de produção individual, escrita ou oral; interação entre pares e com docente, expondo, argumentando e corrigindo; exercícios de pensamento crítico. A valorização do acompanhamento tutorial poderá revestir-se de formas presenciais ou a distância, individualizadas ou em grupos reduzidos, destinadas a: resolver dúvidas após o estudo das matérias pelos alunos; acompanhamento de pequenos projetos de pesquisa que os alunos estejam a conduzir autonomamente para apresentação em aula.