Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

O modelo pedagógico é coerente com os objetivos de aprendizagem na medida em que se combinam abordagens instrutivas clássicas com abordagens de tipo construtivista, o que permite aprofundar os conhecimentos da ética e da intervenção e inovação em gerontologia. Prevê-se o desenvolvimento de um conjunto diversificado de sessões de contato em sala que serão complementadas por sessões de orientação tutorial. 1) Sessões de contacto em sala Nestas são apresentados os temas do programa, com recurso à exposição, complementada com apresentações de suporte visual e esquemas didáticos de natureza metacognitiva. Esta estratégia é adequada para o objetivo de proporcionar aos estudantes um quadro ético contemporâneo que fundamente uma análise crítica dos processos de envelhecimento e da intervenção biopsicossocial junto de pessoas mais velhas. É também adequada para a identificação e compreensão da diversidade de metodologias e estratégias de intervenção no contexto da gerontologia social Esta estratégia pedagógica, de tipo instrutivo, é combinada com outras, de natureza construtivista, que se mostram mais adequadas (a) à identificação dos desafios, conflitos e dilemas éticos nas práticas de intervenção junto de pessoas mais velhas, (b) à Identificação e análise das práticas inovadoras em gerontologia social com o objetivo da defesa e promoção dos direitos e da qualidade de vida das pessoas mais velhas. Estas estratégias de natureza mais “ativa” concretizam-se por exemplo: na organização de sessões de workshop, na análise em sala de aula de textos científicos, artigos de comunicação social, excertos de filmes e documentários; no recurso à busca de fontes de informação na internet, ou no convite, para aulas abertas, a profissionais e investigadoras/es com trabalho relevantes para os conteúdos programáticos. 2) Sessões de tutoria Estas sessões são de dois tipos: (1) sessões de esclarecimento (para esclarecer dúvidas decorrentes do estudo ou fornecer elementos de consulta bibliográfica); (2) sessões de aprofundamento (o mesmo que o anterior, acrescido de uma orientação mais aprofundada e focalizada para efeitos de realização de trabalhos).