Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
Uma metodologia de ensino de língua deve ter as características próprias de adaptação aos tempos modernos, tratando de conectar o máximo possível com o aluno. Neste sentido, uma metodologia que pretende pôr ao aprendiz em acção com a língua, tem que ter em conta as diversas dimensões do aluno. Deste modo, se temos como objectivos fazer, actuar, falar, solicitar, compreender a cultura do outro, etc, temos que colocar os meios adequados e idóneos para que tal coisa suceda. Por este motivo a base do trabalho metodológico considera ao aluno o motor central da aprendizagem A metodologia de ensino favorece a participação do aluno, o trabalho em grupos e dá ferramentas ao aluno para aprender a aprender. O objetivo é a adquisição da competência comunicativa, não a repetição mecânica de frases aprendidas. A utilização de textos orais e escritos com um uso natural da língua é complementada com documentos audiovisuais autênticos, onde as diversas variedades da língua espanhola na sua dimensão panhispânica estão presentes. Favorece a autonomia de comunicação na área das Ciências Sociais de modo a preparar os alunos para funcionarem em futuros contextos académicos ou profissionais. Portanto, as metodologias utilizadas colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem.