Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

As aulas teórico-práticas e as sessões de orientação tutorial constituem um método de ensino das competências necessárias a adquirir pelos alunos e de avaliação das suas etapas e resultados de aprendizagem. No âmbito das aulas teórico-práticas: as intervenções expositivas dos conteúdos programáticos em sala de aula visam dar a conhecer os principais fatores do ambiente político-estratégico que, em cada momento da história de Portugal, estiveram na origem da conceção estratégica nacional, bem como os instrumentos de análise para a avaliação dos aspetos políticos, económicos, psicológicos, tecnológicos e militares e da sua influência na conceção estratégica; a discussão e reflexão sobre as matérias lecionadas destinam-se a desenvolver as capacidades de reflexão e raciocínio crítico sobre os elementos principais que estão na base da formulação das modalidades de ação estratégica e do conceito estratégico nacional, bem como a habilidade de comunicar com sucesso ideias, problemas e soluções, e de construir e fundamentar a própria argumentação. No âmbito da orientação tutorial: o apoio e acompanhamento dos estudantes permite avaliar os resultados das suas aprendizagens e as respetivas etapas de aquisição, compreensão e demonstração dos conhecimentos, bem como orientar o seu pensamento e raciocínio face aos resultados demonstrados; o desenvolvimento de trabalhos sob a forma de análise e discussão de artigos científicos relevantes visa incutir, nos alunos, um elevado grau de autonomia e domínio sobre os conhecimentos adquiridos, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional à formulação de estratégias públicas e privadas.