Programa

Comunicação Pública

Mestrado Bolonha em Ciências da Comunicação

Programa

1. A comunicação pública (CP), política e as relações públicas como disciplinas de ciências da comunicação e suas interceções com outras ciências; 2. A CP como elemento fundamental na criação de relações de confiança entre cidadãos e Estado 2.1. A dimensão jurídica da CP: A publicitação e a transparência como princípios fundamentais (Código do Procedimento Administrativo e outras disposições jurídicas nacionais e europeias); a publicação do acto administrativo; 2.2. O uso dos media como instrumento de publicitação e legitimação de acção; 2.3. Outros instrumentos de CP (eventos, boletim, agenda, plataformas online…) 2.4. O Lobbying como instrumento de relação entre cidadãos e Estado 2.5. O caso particular da CP nas autarquias locais 3. A dimensão internacional da CP 3.1. Diplomacia e diplomacia pública 3.1.1. Diplomacia cultural 3.1.2. City e nation branding 4. O papel das organizações não-governamentais e tecido empresarial na CP internacional