Metodologia de Avaliação
As metodologias pedagógicas vão ao encontro das metodologias de avaliação, nomeadamente, formativa e sumativa desenhadas para esta UC. Assim, em termos de avaliação formativa desenvolver-se-á o estímulo aos alunos para apresentação e discussão de estudo de casos, bem como resolução de problemas. Em termos de avaliação sumativa, esta constará da entrega de um ensaio científico, escrito, individual e apresentado/defendido oralmente. O atendimento aos alunos será preferencialmente, às 4ªs feiras, presencialmente ou em modalidade síncrona, sempre sujeitas a marcação prévia via e-mail. A avaliação da UC está subordinada ao Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do II Ciclo de Estudos em vigor para o ano letivo de 2025/2026. A avaliação será orientada pela Taxonomia de Bloom (revista) e seus níveis de aprendizagem: Lembrar; Compreender; Aplicar; Analisar e Avaliar e Criar, na modalidade de avaliação final. Esta avaliação constará da entrega de um ensaio científico, individual, apresentado/defendido oralmente. O ensaio é entregue na última aula da UC e a apresentação/defesa oral realizada na data marcada pelos serviços para exame em época normal. Na época de recurso, podem apresentar trabalho semelhante os estudantes que, em relação à UC não tenham comparecido, tenham desistido ou tenham reprovado na avaliação da época normal, sem prejuízo dos casos de melhoria de nota descritos no Regulamento em vigor. A data de entrega do ensaio para a época de recurso será apresentada no 1.º dia de aulas e será obrigatoriamente antes da data para apresentação/defesa oral (de época de recurso). O ensaio tem uma ponderação de 70% face à nota final e a apresentação/defesa uma ponderação de 30%. A classificação final será expressa em valor absoluto, numa escala de 0 a 20 valores. Tal como previsto no referido regulamento, a apresentação/defesa oral de trabalhos será preferencialmente presencial, mas em casos de comprovada impossibilidade, poderá ser realizada por videoconferência. Critérios de avaliação do Documento escrito 1. Rigor e fundamentação dos conhecimentos - 35% 2. Análise crítica e capacidade de resolução de problemas - 35% 3. Competências escritas - 15% 4. Rigor na aplicação das normas técnicas - 15% Critérios de avaliação da Apresentação oral 1. Capacidade de síntese e de argumentação na apresentação - 35% 2. Competências de expressão oral - 35% 3. Elaboração do suporte de apresentação - 30%