Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
Tendo em conta o perfil académico e/ou profissional dos(das) mestrandos(as), as atividades de ensino-aprendizagem e as respetivas tarefas de avaliação foram alinhadas com os objetivos de aprendizagem e com as respetivas horas de contato e o trabalho autónomo do estudante articuladas com a orientação tutorial. 1. Para realizar o 1º objetivo de aprendizagem: o processo de aprendizagem inicia-se com aulas expositivas, com recurso a uma seleção e sistematização de textos científicos e estudos de caso escritos e/ou digitais para providenciar, por um lado, um conjunto de conhecimentos especializados e críticos sobre os conceitos e os debates teóricos e epistemológicos acerca da construção política e social da educação e formação em diferentes contextos educativos nacionais e, por outro lado, ferramentas analíticas e de síntese para interpretar e integrar as ideias, os valores e os atores que orientam o processo de decisão política da educação e da formação e os seus impactos na coesão social de um país; orientação tutorial para o trabalho escrito; aula com convidado especialista. 2. Para a realização do 2º objetivo de aprendizagem: aulas expositivas, recorrendo à leitura analítica de trabalhos científicos de diferentes abordagens disciplinares e geográficas e ao estudo de documentos de vários tipos (artigos, entrevistas, fontes estatísticas, estudos de caso, vídeos, documentários, etc.) para providenciar análise e reflexão crítica aos(às) mestrando(as) envolvendo-os(as) num debate comparativo das atuais políticas de educação e formação de Portugal e de outros países à luz dos contextos de globalização, transnacionalização e políticas de territorialização/municipalização; aula com convidado especialista; orientação tutorial para o trabalho escrito. 3. Para a realização do 3º objetivo de aprendizagem: aulas expositivas e participativas recorrendo aos instrumentos metodológicos adequados nomeadamente de recolha de informação e respetiva análise crítica e prospetiva da informação recolhida no sentido de desenvolver competências de investigação aplicada e/ou de intervenção profissional no âmbito da avaliação, conceção e gestão de políticas de educação e formação; orientação tutorial para o trabalho escrito.