Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
Os métodos expositivo e ativo com amplo recurso a exemplos, no contexto das aulas teórico-práticas, visam desenvolver os conhecimentos dos/as estudantes sobre o contexto e as especificidades da investigação em Política Social e sobre o desenvolvimento e a elaboração de um desenho de pesquisa neste domínio e familiarizá-los/as com a aplicação desses saberes, de acordo com critérios científicos e éticos. As atividades orientadas sobre componentes do desenho de pesquisa com recurso a materiais de suporte, realizadas nas aulas teórico-práticas, e a orientação tutorial visam a consolidação dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades de reflexão e análise crítica, incluindo a autocrítica e a disponibilidade para acolher críticas e sugestões, subjacentes ao desenvolvimento do desenho de uma pesquisa em Política Social (escolha do tema, estado da arte, formulação do problema). A apresentação de trabalhos nas aulas teórico-práticas, a orientação tutorial e o trabalho pessoal dos estudantes, nomeadamente no desenvolvimento do trabalho final, visam proporcionar-lhes a possibilidade de desenvolverem as suas competências na elaboração de um desenho de pesquisa e incrementarem as suas capacidades de expressão, escrita e oral, na apresentação desse desenho, em termos de clareza e rigor, quer na exposição dos raciocínios subjacentes quer na argumentação usada de suporte.