Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
Tendo em conta o perfil académico heterogéneo dos estudantes que procuram este mestrado, combinam-se abordagens instrutivas clássicas com abordagens ativas, centradas na aprendizagem autónoma. Esta combinação permite sistematizar e aprofundar, segundo o interesse dos estudantes, muitos dos temas substantivos da Política Social. Permite, igualmente, tornar os conteúdos mais acessíveis aos que manifestam uma insuficiente preparação de base. Esta abordagem pedagógica mista proporciona ainda um ambiente educativo que favorece quer as competências cognitivas dos estudantes, quer as suas competências e capacidades processuais: capacidade para recolher, selecionar e interpretar a informação pertinente nos domínios estudados; capacidade para discutir temas e tópicos relevantes, implicando-se nos debates desenvolvidos em contexto da aprendizagem; saber construir textos escritos de acordo com convenções e regras éticas vigentes no meio académico; ser capaz de comunicar oralmente o seus argumentos em contexto de classe. Prevê-se o desenvolvimento de um conjunto diversificado de sessões de contacto em sala, complementadas por sessões de orientação tutorial. Sessões de contacto em sala: Sessões expositivas; Sessões de debate; sessões follow up (os trabalhos que os estudantes tiverem desenvolvido para efeitos de avaliação final são apresentados oralmente em grande grupo e aí discutidos. Sessões tutoriais: Estas sessões serão de dois tipos: por um lado, sessões de esclarecimento (para clarificar dúvidas ou fornecer elementos de consulta bibliográfica para efeitos de elaboração do trabalho final escrito ou da apresentação oral e discussão); por outro lado, sessões de aprofundamento (o mesmo que o anterior, acrescido de uma orientação mais aprofundada e focalizada para efeitos de preparação e realização de trabalhos de avaliação)