Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

O seminário varia muito em estilo ao longo do semestre. Teremos um mínimo de exposição de conteúdos, com apresentações e discussões abertas entre estudantes, com os docentes e investigadores convidados. Os estudantes também constroem os seus trajetos de aprendizagem através da leitura crítica sobre os seus temas e sobre metodologia de investigação e através dos grupos de revisão de pares em contexto de seminário, sendo motivados a prosseguirem a prática fora da sala de aula. A orientação tutorial acompanha as atividades dos estudantes, individualmente no gabinete ou em grupo no Fórum e-learning. O tempo de aulas será usado para trabalho de grupo de pares de estudantes de entreajuda no processo de revisão das propostas de pesquisa e de apresentação e discussão das várias secções em sessões alargadas. Pares de professora/investigador convidado também participam nas discussões e providenciam aos estudantes feedbacks crítico mas construtivo. É fundamental que os estudantes se preparem para contribuir para todas as discussões e atividades de sala de aula. Os estudantes têm ainda oportunidade de reforçar os seus processos de aprendizagem participando em unidades de aprendizagem extracurriculares: o Workshop de Pré-projetos onde dois discussants apreciam e dão contributos para melhorar as propostas de investigação e dois seminários mais alargados de interação e de partilha de experiências: o Seminário do Mestrado de Antropologia que apoia a preparação dos projetos dos estudantes que entram diretamente para o 2º ano curricular, reforça as metodologias de investigação e acompanha o andamento da investigação para os trabalhos finais, durante o 2º ano, e onde os estudantes apresentam e discutem os seus resultados e capítulos com professores e investigadores convidados; o Seminário Anual do Doutoramento em Antropologia da Universidade de Lisboa, onde podem apresentar as suas propostas de pesquisa em andamento e receberem contributos dos doutorandos e de professores e investigadores convidados.