Programa

Produção Jornalística

Mestrado Bolonha em Ciências da Comunicação

Programa

1. A empresa jornalística e o mercado editorial; 2. A organização, funcionamento, gestão e direção de uma redação; 3. Da agenda à edição: Imprensa, rádio, televisão e plataformas multimédia; 4. As fontes noticiosas, processo de decisão e produção editorial; 5. A relação dos jornalistas com os gabinetes de comunicação e assessorias de imprensa; 6. Serviços de apoio à redação: design gráfico, infografia (digital), fotografia e vídeo; 7. A produção de informação diária: o "jornalismo de atualidade"; 8. A produção de informação não diária: entrevistas, grandes reportagens, documentários e programas especiais; 9. A produção de conteúdos versus a produção jornalística. 10. O papel das redes sociais na produção de conteúdos e na produção jornalística; 11. Como projetar uma produção de Conteúdos / Produção Jornalística / Produção de Meios.