Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

As metodologias de ensino envolvem abordagens teóricas, concetualização, discussão em aula, confronto de ideias, resolução de exercícios sobre a análise de agendas e conteúdos de comunicação política e produção de conteúdos (trabalho). Sob os objetivos propostos, as metodologias pedagógicas, interligando os conteúdos de pendor teórico com a prática, dão oportunidade aos estudantes para compor um pensamento coerente e rico sobre as matérias em análise. O recurso constante a exemplos e a prática de exercícios validam esta operacionalidade das matérias. O tipo de investigação (ensaio com componente teórico-empírica) cumpre os objetivos de preparar e incentivar o estudante na conceção de um artigo científico e de o enquadrar na investigação sobre Agenda e Comunicação Política. Assim, intenta estimular o processo de pesquisa, seleção e revisão crítica de bibliografia e de artigos científicos, essencial a qualquer revisão da literatura, e preparar para analisar materiais, convocando alguma técnica de análise usada nas Ciências da Comunicação (CC). O estudante é espicaçado a ser sabedor das matérias em abordagem e discussão e a atuar como analista e crítico, papel imperioso num desempenho profissional e académico. A apresentação e a discussão orais treinam o estudante na apresentação pública de conteúdos, na defesa e na argumentação de pontos de vista, vitais no contexto das CC, em qualquer atividade profissional e na investigação académica.