Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

A utilização de técnicas de aprendizagem ativa para o desenvolvimento de um portefólio reflexivo acompanhado em aula, ao longo do período letivo, permite o estímulo do pensamento crítico dos estudantes conjugando a aplicação da teoria na análise de princípios de CE. Especificamente, as técnicas de aprendizagem ativa utilizadas são concebidas para promover o pensamento crítico, a autonomia, a colaboração e a aplicação prática dos conhecimentos. Estas técnicas apoiam diretamente os objetivos de aprendizagem associados ao conhecimento, compreensão e utilização dos princípios de comunicação estratégica. As metodologias de ensino estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem, assegurando que os alunos desenvolvem uma compreensão abrangente e um domínio prático da CE. As aulas teóricas e dialogadas proporcionam uma base para que os alunos recordem e compreendam os conceitos e teorias fundamentais, enquanto os seminários promovem uma compreensão mais profunda dos fundamentos conceptuais e teóricos da CE através de debates e pensamento crítico. Os workshops e a análise de estudos de casos permitem que os alunos apliquem os seus conhecimentos sobre estratégias e técnicas de comunicação em cenários reais, analisando e avaliando a sua eficácia em diferentes contextos. O portefólio serve como uma avaliação sumativa, permitindo aos alunos mostrar o seu domínio dos princípios da CE, aplicá-los em vários contextos e demonstrar o seu crescimento através da escrita reflexiva, análise crítica e síntese. A apresentação oral avalia ainda mais a compreensão global e a aplicação prática dos princípios da CE por parte dos alunos. As avaliações formativas, como discussões, debates e workshops, proporcionam oportunidades contínuas para os alunos se envolverem com o material do curso em vários níveis cognitivos, enquanto recebem feedback para apoiar a sua aprendizagem. Esta coerência entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem garante que os alunos desenvolvam uma base teórica sólida, competências práticas e a capacidade de avaliar estratégias de comunicação adequados.