Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

A  aula expositiva e com recurso aos meios audiovisuais (powerpoint, filmes documentais e de ficção) fornecem a base a partir da qual os alunos poderão pesquisar, de forma autónoma, os temas que lhes interessem ou  outros cuja investigação seja solicitada. Fornecerá ainda o contacto com o quadro conceptual e teórico que possibilitará a discussão e argumentação dos temas relevantes. A leitura orientada está pensada como estratégia que permitirá reconhecer o modo como a antropologia trabalha as identidades e o nacionalismo.  Igualmente, permitirá o contacto com uma diversidade de contextos  que ajudarão a compreender a variação nos fenómenos identitários e de nacionalismo. Os elementos audiovisuais , designadamente o  powerpoint tem como objetivo a sistematização de conteúdos  que ajudem o aluno a progredir na compreensão das matérias e a evoluir para  a pesquisa autónoma. Quanto à utilização de filme documental, ou outro, é uma metodologia de ensino  apropriada à geração que é visualmente letrada, educada, através do uso  constante de imagens e ícones.  A linguagem visual é de compreensão instintiva e imediata. Visa contribuir para a apreensão de conhecimentos do domínio cognitivo a partir  de um tipo de registo que pode ser pensado e discutido também como uma  narrativa identitária e da nação.  Adicionalmente é um estiímulo à discussão e participação oral do estudante.