Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
A aula expositiva e com recurso aos meios audiovisuais (powerpoint, filmes documentais e de ficção) fornecem a base a partir da qual os alunos poderão pesquisar, de forma autónoma, os temas que lhes interessem ou outros cuja investigação seja solicitada. Fornecerá ainda o contacto com o quadro conceptual e teórico que possibilitará a discussão e argumentação dos temas relevantes. A leitura orientada está pensada como estratégia que permitirá reconhecer o modo como a antropologia trabalha as identidades e o nacionalismo. Igualmente, permitirá o contacto com uma diversidade de contextos que ajudarão a compreender a variação nos fenómenos identitários e de nacionalismo. Os elementos audiovisuais , designadamente o powerpoint tem como objetivo a sistematização de conteúdos que ajudem o aluno a progredir na compreensão das matérias e a evoluir para a pesquisa autónoma. Quanto à utilização de filme documental, ou outro, é uma metodologia de ensino apropriada à geração que é visualmente letrada, educada, através do uso constante de imagens e ícones. A linguagem visual é de compreensão instintiva e imediata. Visa contribuir para a apreensão de conhecimentos do domínio cognitivo a partir de um tipo de registo que pode ser pensado e discutido também como uma narrativa identitária e da nação. Adicionalmente é um estiímulo à discussão e participação oral do estudante.