Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
A compreensão do nosso mundo global assenta na adoção de uma visão integrada e aprofundada de fenómenos que, pese embora tenham origens em outros segmentos históricos, sociais e/ou geográficos, produzem efeitos em múltiplos níveis da vida das sociedades contemporâneas. Este é o caso dos diversos sistemas de parentesco e a sua relação com o género, cujos conceitos e terminologia serão explorados nesta Unidade Curricular. Com este fim, serão discutidas diversas abordagens teóricas, através da articulação entre (i) aspetos mais especificamente relacionados com parentesco, que serão desenvolvidos nos ponto I dos conteúdos programáticos; (ii) outros mais vinculados ao género e filiação, que serão discutidos no ponto II; (iii) outros particularmente focados nos diversos sistemas de trocas, sendo estes abordados no ponto III; e finalmente (iv) as terminologias de parentesco, organizadas no IV e último ponto dos conteúdos programáticos. Todos estes aspetos serão explorados em pormenor também pela inclusão nas aulas de uma grande diversidade de estudos de caso, podendo os estudantes confrontar as descrições e a discussão dos conceitos teóricos com a realidade social em toda a sua heterogeneidade. As atividades de ensino-aprendizagem (AEA) e a tarefa de avaliação (TA) foram alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA), tendo em conta que o trabalho que o estudante deve realizar para concluir com sucesso esta unidade curricular inclui 62h horas de contacto (42h de aulas-teórico-práticas, 20h de orientação tutorial) e 68h de trabalho autónomo. Haverá orientação tutorial no gabinete para apoio individual (horas de atendimento e por marcação) e no Fórum de e-learning para informação adicional sobre conteúdos das aulas e leituras. Alinhamento AEA/TA/OA: Os percursos de aprendizagem dos estudantes nas diversas vertentes das AEA e com vista ao cumprimento dos AO beneficiam com as aulas predominantemente expositivas, planeadas no sentido de estimular as suas competências de investigação, o seu progressivo domínio dos conceitos e da terminologia adequada, e do seu desenvolvimento de um sentido crítico face aos estudos de caso que com frequência serão sujeitos a sessões de debate participativo. As leituras efetuadas pelos estudantes, sob orientação, de textos provenientes de diferentes tradições disciplinares no seio da antropologia, poderão ainda beneficiar das horas disponibilizadas para acompanhamento tutorial. Dada a efetiva interconexão entre as diversas fases das AEA, bem como da íntima articulação entre os diferentes AO ao longo do semestre, a realização de um exame escrito final mostra-se a forma de avaliação mais adequada, de modo a garantir que a totalidade das competências dos estudantes é plenamente considerada.