Sumários
Aula 12 - Migrações, racismo e desigualdade
13 Dezembro 2022, 15:00 • Amanda Fernandes Guerreiro
Nesta aula, que aconteceu em formato online devido às condições meteorológicas, tratamos do último tópico do programa da UC, "Migrações, racismo e desigualdade". A partir do trabalho de Paul Silverstein, tratamos dos processos de racialização das pessoas migrantes e seus desdobramentos nos debates acerca da suposta crise migratória e das políticas de integração dos migrantes. Além disso, discutimos como as migrações podem ser percebidas ora como produtoras ora soluções para a desigualdade das sociedades de origem.
Aula 11 - Estado, fronteiras e migração
6 Dezembro 2022, 15:00 • Amanda Fernandes Guerreiro
Nesta aula retomamos o debate sobre o novo paradigma da mobilidade e os diferentes regimes de mobilidade para tratar do papel central desempenhado pelos Estados nas definições destes regimes. Falamos também sobre a centralidade que as fronteiras possuem nas formas de governação da mobilidade e das migrações no mundo contemporâneo.
Aula 10 - Transnacionalismo e o novo paradigma da mobilidade
29 Novembro 2022, 15:00 • Amanda Fernandes Guerreiro
Nesta aula apresentamos a teoria do transnacionalismo das migrações internacionais apresentada pela antropologia no início dos anos 1990 - tratamos do contexto histórico da sua emergência, das práticas transnacionais, dos desdobramentos da teoria e das críticas que recebe a partir dos anos 2000. Também falamos sobre o chamado novo paradigma da mobilidade, sua relação com os debates sobre as migrações internacionais nos anos 1990 e 2000, a ideia de regimes de mobilidade e o acesso desigual à possibilidade de se mover no mundo que caracteriza o mundo contemporâneo.
Migração e culturas material e imaterial
22 Novembro 2022, 15:00 • Amanda Fernandes Guerreiro
Aula 9 - migração e culturas material e imaterial.
Aula 8 - Agência e subjetividade nas migrações internacionais
15 Novembro 2022, 15:00 • Amanda Fernandes Guerreiro
Nesta aula finalizamos o debate sobre o método etnográfico aplicado às migrações internacionais iniciado na aula 6 (anterior ao teste sobre a parte I do programa). Além disso, tratamos da discussão sobre a agência e subjetividade aplicada ao fenómeno das migrações internacionais, salientando a importância da análise da experiência e da capacidade de ação dos migrantes para a abordagem antropológica às migrações. Deste modo, apresentamos os conceitos de agência e subjetividade, tratamos das suas relações com a ideia de experiência e da sua importância ao modo que os estudos migratórios desenvolvem-se no campo da antropologia.