Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
Os estudos na área da teoria social assentam em teorias e propostas que surgiram em diferentes contextos históricos, trazendo assim com elas, até aos nossos dias, informação sobre a visão que as elites teriam do mundo social que as rodeava em cada um desses momentos. Através do estudo de algumas dessas propostas da teoria social clássica, esta Unidade Curricular irá dotar os estudantes de (i) ferramentas teóricas básicas que lhes permitirão enfrentar e compreender outras propostas posteriores da sociologia, incluindo a teoria social contemporânea, e ao mesmo tempo (ii) estimular neles um forte sentido crítico em relação aos contextos particulares em que cada uma destas teorias clássicas se desenvolveu, o que só por si irá contribuir para treinar as suas competências de investigação em ciências sociais. Esta UC consiste assim na apresentação e discussão das propostas de autores europeus que foram dominantes em diversos períodos entre os séculos XVII e o início do século XX. Os aspetos internos a estas propostas, bem como os contextos em que elas surgiram, serão explorados em pormenor também pela inclusão de uma grande diversidade de textos para leituras orientadas, de modo a que os estudantes possam ir confrontando a aprendizagem nas aulas com os conhecimentos que vão adquirindo em trabalho autónomo. As atividades de ensino-aprendizagem (AEA) e a tarefa de avaliação (TA) foram alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA), tendo em conta que o trabalho que o estudante deve realizar para concluir com sucesso esta unidade curricular inclui 62h horas de contacto (42h de aulas-teórico-práticas, 20h de orientação tutorial) e 68h de trabalho autónomo. Haverá orientação tutorial no gabinete para apoio individual (horas de atendimento e por marcação) e no Fórum de e-learning para informação adicional sobre conteúdos das aulas e leituras. Alinhamento AEA/TA/OA : Os percursos de aprendizagem dos estudantes nas diversas vertentes das AEA e com vista ao cumprimento dos AO beneficiam com as aulas predominantemente expositivas, planeadas no sentido de estimular as suas competências de investigação, o seu progressivo domínio dos conceitos e da terminologia adequada, e do seu desenvolvimento de um sentido crítico face aos autores dos textos que com frequência serão sujeitos a sessões de debate participativo. As leituras efetuadas pelos estudantes, sob orientação, poderão ainda beneficiar das horas disponibilizadas para acompanhamento tutorial. Dada a efetiva interconexão entre as diversas fases das AEA, bem como da íntima articulação entre os diferentes AO ao longo do semestre, a realização de um exame escrito final mostra-se a forma de avaliação mais adequada, de modo a garantir que a totalidade das competências dos estudantes é plenamente considerada.