Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

Para a análise dos instrumentos teóricos que permitem compreender a realidade latino-americana (1ª parte do programa) e o posterior estudo analítico dessa realidade (2ª parte do programa), torna-se necessário, antes de mais, que sejam expostos os conteúdos programáticos. Uma vez dominando esses conhecimentos, é útil que que sejam realizados exercícios de interpretação de textos e situações concretas, com vista a desenvolver a capacidade analítica e crítica dos alunos, bem como a sua capacidade de aplicação prática das ferramentas teóricas estudadas. Assim, espera-se a aquisição de conhecimentos: a) sobre as teorias e abordagens ao estudo da América Latina; b) sobre as características dos sistemas políticos da região; c) sobre os modos de inserção internacional da região; d) sobre o lugar do Brasil na região e no mundo. Espera-se, ainda, a aquisição de capacidade analítica: a) da importância da América Latina nas atuais relações internacionais; b) do papel da região nessas relações internacionais; c) dos regimes políticos hoje existentes na América Latina. Espera-se, também, capacidade de aplicação de conhecimentos: a) à resolução de situações concretas associadas à institucionalização e funcionamento dos regimes políticos latino-americanos; b) à interpretação da inserção internacional da região no atual contexto internacional; c) à interpretação do Brasil como potência emergente. Finalmente, é objetivo dotar os discentes de capacidade de selecionar informação pertinente relativa às matérias que constituem o programa, através do acesso a redes internacionais de informação especializada e de vários tipos de fontes primárias e secundárias.