Sumários
Ficha de Avaliação Escrita Individual
14 Abril 2023, 15:00 • Albino Pereira Guimaraes da Cunha
Ficha de Avaliação Escrita Individual
I. Origens, fundamentos e objeto da Sociologia da Educação 1. O estudo sociológico da educação: teorias clássicas e contemporâneas. 1.3. Teorias da Sociologia da Educação - Autores clássicos (e contemporâneos)
31 Março 2023, 15:00 • Albino Pereira Guimaraes da Cunha
→ Estudo&Análise_3 (I.1_1.3.1.) - «O confronto de perspetivas acerca da educação (ontem e hoje)» → O debate entre Marx, Durkheim e Weber – Atividade de grupo.
→ Mapa-Síntese 1.3. Teorias da Sociologia da Educação - Autores clássicos
→ PWP_1.3.Teorias da Sociologia da Educação - Autores clássicos
→ Síntese Temática 1.3. Autores clássicos: Marx, Durkheim e Weber.
→ Síntese de notas de análise: Pensamento de Marx, Durkheim e Weber sobre educação - Autoria: Seomara Valente Coutinho - Sociologia da Educação, ISCSP
→ Estudo & Análise 4: Autoavaliação - Sociologia da Educação e Teorias Sociológicas Clássicas - Marx, Durkheim e Weber.
Aula em parceria com a Sociologia da Saúde.
24 Março 2023, 15:00 • Albino Pereira Guimaraes da Cunha
→ Folha de referência para o exercício de reflexão e de interpretação - “Saúde e Educação” (Estudo & Análise) numa articulação interdisciplinar: Sociologia da Saúde e Sociologia da Educação.
¯
Conferência “Gender Mainstreaming in Medicine and Medical Research”
Organização da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa,
em colaboração
com o Centro Interdisciplinar de Estudos de Género/CIEG do ISCSP
Lisboa, 24 de março,
Edifício Professor Egas Moniz, Grande Auditório João Lobo Antunes (FMUL)
Origens, fundamentos e objeto da Sociologia da Educação 1. O estudo sociológico da educação: teorias clássicas e contemporâneas. 1.3. Teorias da Sociologia da Educação - Autores clássicos (e contemporâneos)
17 Março 2023, 15:00 • Albino Pereira Guimaraes da Cunha
1.3. Teorias da Sociologia da Educação - Autores clássicos
→ Estudo&Análise_3 (I.1_1.3.1.) - «O confronto de perspetivas acerca da educação (ontem e hoje)» → O debate entre Marx, Durkheim e Weber – Atividade de grupo.
→ Breve apresentação e debate da Visão da educação/Mecanismos e processos/Efeitos e implicações relativos a cada um dos autores clássicos: –. Durkheim –. Weber –. Marx
→ Lopes. P.C. (2012). «Educação, Sociologia da Educação e Teorias Sociológicas Clássicas: Marx, Durkheim e Weber» In: Biblioteca on-line de ciências da comunicação. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/lopes-paula-educacao-sociologia-da-educacao-e-teorias-sociologicas.pdf (Consultado: 12/01/2014).
I. Origens, fundamentos e objeto da Sociologia da Educação 1. O estudo sociológico da educação: teorias clássicas e contemporâneas 1.1. Explorando o conceito de educação 1.2. “Reinventar a educação para enfrentar o futuro”
10 Março 2023, 15:00 • Albino Pereira Guimaraes da Cunha
→ Estudo&Análise_3 (I.1_1.2)_Criatividade e Inovação – o papel do Ensino em articulação com “Reinventar a educação para enfrentar o futuro”
→ o olhar “sociológico” dos estudantes
→ 1.Nogueira, A.M. (2014). «Criatividade e Inovação – o papel do Ensino» In Revista Dirigir & Formar, jul./dez 2014, pp. 64-67.
→ 2.Vodafone Future – JN. (2018). Tony Wagner – Laboratório de Inovação de Harvard (EAU). Disponível online: http://vodafonefuture.jn.pt/reinventar-educacao-para-enfrentar-o-futuro/ (Consultado: 12/01/2018).
→ Mapa-Síntese 1.2._Reinventar a educação para enfrentar o futuro.