Sumários

Ficha de Avaliação Escrita Individual

14 Abril 2023, 15:00 Albino Pereira Guimaraes da Cunha

Ficha de Avaliação Escrita Individual 


I. Origens, fundamentos e objeto da Sociologia da Educação 1. O estudo sociológico da educação: teorias clássicas e contemporâneas. 1.3. Teorias da Sociologia da Educação - Autores clássicos (e contemporâneos)

31 Março 2023, 15:00 Albino Pereira Guimaraes da Cunha

→ Estudo&Análise_3 (I.1_1.3.1.) - «O confronto de perspetivas acerca da educação (ontem e hoje)» → O debate entre Marx, Durkheim e Weber – Atividade de grupo.

→ Mapa-Síntese 1.3. Teorias da Sociologia da Educação - Autores clássicos

→ PWP_1.3.Teorias da Sociologia da Educação - Autores clássicos

→ Síntese Temática 1.3. Autores clássicos: Marx, Durkheim e Weber.

→ Síntese de notas de análise: Pensamento de Marx, Durkheim e Weber sobre educação - Autoria: Seomara Valente Coutinho - Sociologia da Educação, ISCSP

→ Estudo & Análise 4: Autoavaliação - Sociologia da Educação e Teorias Sociológicas Clássicas - Marx, Durkheim e Weber.


Aula em parceria com a Sociologia da Saúde.

24 Março 2023, 15:00 Albino Pereira Guimaraes da Cunha

→ Folha de referência para o exercício de reflexão e de interpretação - “Saúde e Educação” (Estudo & Análise) numa articulação interdisciplinar: Sociologia da Saúde e Sociologia da Educação. 

                ¯

Conferência “Gender Mainstreaming in Medicine and Medical Research

Organização da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa,

em colaboração 

com o Centro Interdisciplinar de Estudos de Género/CIEG do ISCSP

Lisboa, 24 de março,

Edifício Professor Egas Moniz, Grande Auditório João Lobo Antunes (FMUL)


Origens, fundamentos e objeto da Sociologia da Educação 1. O estudo sociológico da educação: teorias clássicas e contemporâneas. 1.3. Teorias da Sociologia da Educação - Autores clássicos (e contemporâneos)

17 Março 2023, 15:00 Albino Pereira Guimaraes da Cunha

1.3. Teorias da Sociologia da Educação - Autores clássicos

 

→ Estudo&Análise_3 (I.1_1.3.1.) - «O confronto de perspetivas acerca da educação (ontem e hoje)» → O debate entre Marx, Durkheim e Weber – Atividade de grupo.

→ Breve apresentação e debate da Visão da educação/Mecanismos e processos/Efeitos e implicações relativos a cada um dos autores clássicos. Durkheim . Weber . Marx 

→ Lopes. P.C. (2012). «Educação, Sociologia da Educação e Teorias Sociológicas Clássicas: Marx, Durkheim e Weber» In: Biblioteca on-line de ciências da comunicação. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/lopes-paula-educacao-sociologia-da-educacao-e-teorias-sociologicas.pdf (Consultado: 12/01/2014).



I. Origens, fundamentos e objeto da Sociologia da Educação 1. O estudo sociológico da educação: teorias clássicas e contemporâneas 1.1. Explorando o conceito de educação 1.2. “Reinventar a educação para enfrentar o futuro”

10 Março 2023, 15:00 Albino Pereira Guimaraes da Cunha

→ Estudo&Análise_3 (I.1_1.2)_Criatividade e Inovação – o papel do Ensino em articulação com “Reinventar a educação para enfrentar o futuro” 

→  o olhar “sociológico” dos estudantes

→ 1.Nogueira, A.M. (2014). «Criatividade e Inovação – o papel do Ensino» In Revista Dirigir & Formar, jul./dez 2014, pp. 64-67. 

→ 2.Vodafone Future – JN. (2018). Tony Wagner – Laboratório de Inovação de Harvard (EAU). Disponível online: http://vodafonefuture.jn.pt/reinventar-educacao-para-enfrentar-o-futuro/ (Consultado: 12/01/2018).

→ Mapa-Síntese 1.2._Reinventar a educação para enfrentar o futuro.