Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
Trata-se de uma unidade curricular teórico-prática e como tal os objetivos delineados são predominantemente cognitivos e atitudinais contribuindo para uma aprendizagem sólida e aprofundada das temáticas propostas e treina os alunos na compreensão das questões relacionadas com o saber sociológico. As aulas fazem uso de métodos de ensino expositivo e participativo de forma a explicar os principais conceitos e noções do programa definido, estimulando o debate sobre essas matérias e a sua aplicação com casos práticos adequados aos conteúdos, desenvolvendo-se assim capacidade de receber aprendizagens e escuta ativa. Ainda no domínio cognitivo, pretende-se desenvolver nos alunos competências de análise crítica, de síntese e resolução de problemas, facilitando ao aluno a compreensão da utilidade e aplicação dos conteúdos. Por essa razão, far-se-á uso de métodos ativos e prospetivos, tais como o de estudo de casos e de discussão e trabalho em grupo, para potenciar a aplicação dos conceitos abordados, resolver problemas e desenvolverem capacidade de análise. O recurso aos métodos ativos permite ainda desenvolver nos alunos competências atitudinais, tais como a escuta ativa, o respeito pelos outros, o trabalho colaborativo e capacidade de fundamentarem opiniões com base nos conteúdos. Esta articulação das competências nos domínios cognitivo e das atitudes pretende ainda fornecer aos estudantes uma preparação para a investigação aplicada e a intervenção profissional em contextos educativos.