Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

Para atingir os resultados de aprendizagem propostos, serão utilizadas metodologias de ensino ativas, visando a participação dos estudantes e o desenvolvimento das suas competências de análise reflexiva. Procurará assegurar-se que os resultados de aprendizagem 1, 2 e 3 sejam atingidos através da utilização de um método expositivo, combinado com momentos de maior interação e participação com os estudantes. Desta forma, os estudos de caso de comunidades e projetos de desenvolvimento comunitário, bem como dinâmicas de grupo, apoiarão a exploração, discussão e aplicação de conceitos, modelos e princípios de atuação em desenvolvimento comunitário. Relativamente aos resultados de aprendizagem 4 e 5, estes serão promovidos através do contacto dos estudantes com contextos comunitários reais, estimulando a sua observação, análise diagnóstica e a identificação de propostas de intervenção. Uma adaptação do método de Project-Based Learning será utilizada, apoiando os estudantes na construção da resposta a um desafio autoproposto relacionado com a intervenção social numa comunidade real que permitirá a consolidação das aprendizagens e o desenvolvimento de competências.