Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
Para atingir os resultados de aprendizagem propostos, serão utilizadas metodologias de ensino ativas, visando a participação dos estudantes e o desenvolvimento das suas competências de análise reflexiva. Procurará assegurar-se que os resultados de aprendizagem 1, 2, 3 e 4 sejam atingidos através da utilização de um método expositivo, combinado com momentos de maior interação e participação com os estudantes. Desta forma, os estudos de caso de organizações e práticas de RS, bem como dinâmicas de grupo, apoiarão a exploração, discussão e aplicação de conceitos, princípios de atuação e tipologias de práticas de RS, que permitam ao estudante posicionar a análise de práticas organizacionais no contexto do Serviço Social a nível nacional e internacional. Relativamente aos resultados de aprendizagem 5 e 6, estes serão promovidos através de uma abordagem experimental e participativa, permitindo o contacto com contextos organizacionais reais, sua observação, análise e identificação de boas práticas, bem como a simulação de situações de interação entre stakeholders. Uma adaptação do método de Project-Based Learning será utilizada, apoiando os estudantes na construção da resposta a um desafio autoproposto relacionado com a construção de um projeto de RS que permitirá a consolidação das aprendizagens e o desenvolvimento de competências e a aproximação à prática do Serviço Social, treinando a aplicação dos conteúdos à resolução de problemas em contextos organizacionais específicos.