Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
A metodologia de ensino utilizada valoriza três aspetos fundamentais: 1) a exposição da matéria, a par da análise e discussão de artigos científicos básicos, usando uma linha condutora clara e um treino de reflexão crítica e integração de teorias e dados de investigação; 2) a análise e discussão de questões concretas e de casos reais, através de atividades em aula e fora dela, usando metodologias mais participadas, colaborativas e, nalguns casos, experienciais, conducentes a compreensão, interpretação e pensamento critico; e 3) o acompanhamento, individual e de grupo, durante a elaboração de trabalhos, cujo objetivo é a explicitação e integração dos modelos teóricos numa aplicação pratica na área do serviço social. O foco em metodologias simultaneamente mais dedicadas a aspetos conceptuais e metodológicos, e experienciais e de reflexão sobre a aprendizagem e a experiência pessoal e social facilitarão, a nosso ver, o aumento de conhecimento sobre formas de intervir e mesmo de investigar, aumentando as possibilidades do estudante perceber criticamente os conteúdos, e os aplicar de forma útil e coerente na sua prática de intervenção e de investigação.