Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos

Combinam-se abordagens instrutivas clássicas com abordagens de tipo construtivista, o que permite aprofundar e sistematizar os fundamentos da cidadania da ética e dos direitos humanos, ao mesmo tempo que estimula os estudantes para que participem no espaço público, enquanto cidadãos e futuros assistentes sociais. Prevê-se o desenvolvimento de um conjunto diversificado de sessões de contato em sala que serão complementadas por sessões de orientação tutorial . Sessões de contacto em sala. Abordagem instrutiva ou informativa - exposição de temas do programa, cabendo ao estudante acompanhar o que é exposto, tirando apontamentos ou, naturalmente, colocando questões ao docente. Coadjuvam o uso da palavra as apresentações visuais ou gráficas, com recurso ao quadro ou às projeções multimédia ( Power point , etc.). Adotam-se também alguns esquemas didáticos de natureza metacognitiva . Estas estratégias são combinadas com outras, de ambição pedagógica construtivista, as quais podem surgir sob a forma de pequenos momentos workshop no contexto de aulas expositivas, ou contemplando periodicamente o tempo integral de um dado tempo de aula (aulas de seminário ou de aulas de workshop ). Abordagem de seminário - os estudantes são convidados a analisar textos, artigos de comunicação social, excertos de filmes e documentários, discutindo-os depois quer do ponto de vista dos referenciais teóricos e analíticos, quer do ponto de vista das suas experiências pessoais. Abordagem netsurfing - ensino-aprendizagem com recurso à internet. Trata-se de sessões a realizar com consulta da Internet. A partir de um guião mínimo de navegação que se disponibiliza no início da sessão (ou, pelo menos, uma clara explicitação dos objetivos que se pretendem atingir), os estudantes visitam portais e sítios eletrónicos com interesse para um dado ponto da matéria. Neste contexto, podem usar-se, por maior comodidade, os documentos eletrónicos e links disponíveis o espaço desta UC na plataforma Moodle .