Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
Nesta UC combinam-se abordagens instrutivas clássicas com abordagens de tipo construtivista. Esta combinação permite aprofundar e sistematizar os fundamentos da política social, ao mesmo tempo que prepara os estudantes para a sua futura intervenção profissional em serviço social/política social. São adotadas as seguintes estratégias: - Utilização de fontes de informação de apoio à aprendizagem como podcasts, fontes jornalísticas de base científica, notícias e jornais, sites de organismos internacionais e de organizações; - Recurso a documentos de política social, artigos empíricos e estatísticas sempre que possível; - Convites a pessoas ligadas à conceção e implementação de políticas socias; - Simular ou utilizar situações da realidade social, na elaboração dos momentos avaliativos e dos trabalhos de grupo. Através destas estratégias pedagógicas são proporcionados conhecimentos que desenvolvem nos estudantes aptidões e capacidades importantes para o desempenho profissional: -recolher, selecionar, interpretar, aplicar e sintetizar informação, de base científica; - Descrever, analisar e interpretar a realidade social, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos; - argumentar com base nos conhecimentos adquiridos e nos princípios e valores de justiça social e de dignidade humana que enformam os estados providência.