Métodos de Ensino e Avaliações
Os instrumentos de avaliação foram definidos de forma a refletir os objetivos e os conteúdos da unidade curricular, combinando exigência analítica, aplicação teórica e desenvolvimento de competências práticas. A metodologia de ensino articula uma componente teórica, centrada na análise crítica dos principais temas e estruturas da Geografia Humana, com uma componente prática e aplicada, dedicada ao desenvolvimento de competências de investigação, comunicação científica, interdisciplinaridade e resolução de problemas contemporâneos. Serão utilizados métodos participativos, análise de casos e debates. Avaliação contínua: Teste escrito individual (60%) - Avaliação dos conhecimentos adquiridos, capacidade de análise crítica e aplicação teórica. Poster académico em grupo (30%) – Trabalho de investigação aplicado sobre uma dimensão da geografia humana (das discutidas em aula ou proposta pelos grupos de estudantes) retratado num filme/série da atualidade. Grupos de 3 ou 4 alunos. Exemplos de temáticas: A Geografia da Saúde no filme “O Fiel Jardineiro” A Geografia da Religião no filme “A Vida de Pi” A Geografia do Medo no filme “Get Out” A Geografia da Inovação na série “Silicon Valley” A Geografia das Redes Sociais na série “Black Mirror” Apresentação do poster e debate dos trabalhos em Aula (10%) - Avaliação das competências de comunicação oral, clareza argumentativa, domínio do tema e debate estruturado Nas épocas de recurso e especial, a avaliação é feita mediante um exame escrito presencial (100%).