Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
Dada a vocação essencialmente prática de Marketing e a sua complementaridade com Pesquisa de Marketing, os estudantes deverão saber perspectivar situações e resolver problemas, à luz dos conhecimentos adquiridos. A metodologia utilizada pretende estimular as capacidades analíticas, interpretativas, cooperativas e criativas dos alunos, levando-os a saber identificar problemas de marketing e a escolher as melhores abordagens para a tomada de decisão em marketing, tanto em trabalho de equipa como individual. Pela natureza complementar das disciplinas Pesquisa de Marketing e Marketing, o trabalho integra matérias de ambas, divididas pelos respectivos semestres. Os propósitos principais da realização dos trabalhos são ajudar os estudantes a familiarizarem-se com conceitos, técnicas, instrumentos e organizações reais, exercitando estes conhecimentos de uma forma tão aproximada quanto possível ao que virá a ser-lhes exigido no mercado de trabalho nas áreas de Marketing, Estudos de Mercado e Comunicação; incentivar os estudantes a enriquecerem-se intelectual e tecnicamente, pesquisando e procurando ver mais longe. O trabalho será realizado em grupo (4-5 elementos) e consistirá num projecto ou relatório sobre uma estratégia de marketing. Os estudantes poderão aproveitar este trabalho para desenvolver e consolidar projectos de empreendedorismo. Deverá incluir, em Marketing: Introdução: o tema e a sua relevância. Breve descrição da organização e do produto/serviço em estudo. Método: plano de pesquisa detalhado: problema de marketing e necessidade da pesquisa; objectivos da pesquisa; necessidades de informação; população (universo e amostra); estudos, método e técnicas de recolha de informação; locais e datas de recolha da informação. Fontes utilizadas. 1. Estudo do consumidor. 2. Tendências macroambientais. 3. Análise da concorrência. 4. Análise SWOT e recomendações. 5. Decisões estratégicas de Marketing. 6. Marketing-Mix 7. Marketing relacional e CRM. 8. Pistas para desenvolvimento futuro da marca. As apresentações orais visam avaliar a capacidade de os estudantes falarem estruturadamente perante audiências sobre casos de marketing. Os exames solicitam comentários a notícias e resolução de problemas práticos de marketing.