Demonstração da coerência das metodologias com os objectivos
A elaboração do trabalho de grupo em que os estudantes desenvolvem um projeto cinematográfico ou televisivo é um excelente treino para atividades profissionais futuras. Os estudantes têm de procurar temáticas sociais relevantes e que estejam na ordem do dia e proceder a toda a pesquisa sobre o fenómeno, têm de estabelecer contactos com agentes relacionados com a factualidade escolhida, entrevistá-los, etc. Para o filme é solicitada a criatividade dos estudantes para criar um guião original, proceder a castings para escolha de personagens (muitas vezes são os próprios também a participarem enquanto atores/atrizes), tratar do guarda-roupa, prepararem a cenografia, escolherem locais para recolha de imagem e garantir autorizações para poderem fazer filmagens, etc.. Tudo isto evoca a capacidade de planeamento e de organização, de trabalhar em grupo onde têm de fazer a gestão de tempos e de tarefas de modo equitativo de esforços . Para a parte da produção têm de usar tecnologia pessoal de captação de imagem (de preferência smartphones, Ipads e tablets), elaborarem uma captação de planos através dos quais constroem storyboards evolutivos, para verificarem se têm todo o material necessário para, na pós-produção, fazerem a edição dentro do raccord exigido pela ação, fazer a sonoplastia, etc.. A edição pode ser feita no LabCom (Laboratório de Comunicação) ou em casa através de softwares próprios ou disponibilizados gratuitamente na Internet.