Programa
Conteúdos e Audiências
Licenciatura Bolonha em Ciências da Comunicação
Programa
Parte 1 - CONTEÚDOS 1. Comunicação e Informação 1.1. Conteúdos como manifestação simbólica da realidade social e cultural 2. O Newsmaking: processo de concepção de conteúdos mediáticos 3. A metáfora do Gatekeeping na definição de conteúdos noticiosos 4. A objetividade jornalística: escolas e correntes Parte 2. ANÁLISE DE CONTEÚDO 1. Introdução à técnica: conceito e tendências 2. Análise de conteúdo quantitativa vs. Análise de conteúdo qualitativa 3. Grupos vulneráveis e interseccionalidade: o género nos conteúdos mediáticos Parte 3 - AUDIÊNCIAS 1. A concentração no mercado dos media e da publicidade 2. Perfil e segmentação de audiências. 3. Medição de audiências: métodos e indicadores 4. Comportamento das Audiências: fatores que influenciam o consumo de conteúdos. 5. Envolvimento e interação das audiências com os conteúdos.