Programa

Conteúdos e Audiências

Licenciatura Bolonha em Ciências da Comunicação

Programa

Parte 1 - Natureza Teórica  1. Comunicação e Informação 1.1. Conteúdos como manifestação simbólica da realidade social e cultural 2. O Newsmaking: processo de concepção de conteúdos mediáticos 3. A metáfora do Gatekeeping na definição de conteúdos noticiosos 3.1. O processo integracionista da decisão editorial de conteúdos informativos. 4. A objectividade jornalística: escolas e correntes Parte 2 - Natureza Aplicada  1. Análise de Conteúdo 1.1. Introdução à técnica: conceito e tendências 1.2. Análise de conteúdo quantitativa 1.3. Análise de conteúdo qualitativa 2. Género nos media 2.1. Grupos vulneráveis e interseccionalidade 2.2. Aplicações das análises a conteúdos e audiências com lentes de género Parte 3 - Natureza Teórico-Prática  1. Audiências 1.1. A concentração no mercado dos media e da publicidade 1.2. Os estudos de audiência e a sua evolução 1.3. Medição de audiências: métodos e indicadores